Governo de SP investe R$ 35 milhões para ações ambientais em 36 municípios

Recursos vão custear projetos de saneamento, criação de parques lineares e iniciativas de educação ambiental

ter, 04/06/2019 - 18h41 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e os Secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, assinaram nesta terça-feira (4/6) 73 contratos com municípios do interior e do litoral paulista para investimentos em ações ambientais. Os recursos provenientes do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), no total de R$ 35 milhões, serão distribuídos entre 36 prefeituras e 25 instituições.

“Quero lembrar que amanhã é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e estamos aqui tendo uma atitude voltada à proteção e preservação ambiental”, declarou o Governador.

Doria ainda lembrou que todos os contratos foram assinados digitalmente. A medida reduz custos financeiros, agiliza processos administrativos e também ajuda a mitigar impactos ambientais. “É uma visão moderna de governar”, acrescentou o Governador.

Os empreendimentos foram indicados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e abrangem projetos e obras de saneamento; como controle de perdas nas redes, drenagem, afastamento e tratamento de efluentes; revisão de planos municipais de saneamento básico; canalização de cursos-d’água; criação de parque linear em área urbana; estudos e obras para controle de erosão; projetos de educação ambiental e ainda ações regionais com foco no meio ambiente.

“Investir em saneamento, galerias pluviais, preservação e recuperação dos nossos recursos hídricos é garantir ações sustentáveis que propiciam qualidade de vida à população”, disse Penido.

“Iniciativas em prol do meio ambiente são sempre bem-vindas para manter em boas condições a água que consumimos e o ar que respiramos. Esta é uma prioridade do Governo do Estado”, completou Vinholi.

Recursos do Fehidro

Para acessar o apoio financeiro do Fehidro, os interessados devem elaborar um projeto compatível com os programas e as prioridades dos planos de recursos hídricos, além de receber indicação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e aprovação técnica dos Agentes Técnicos do Fehidro. No total, foram firmados 54 contratos com instituições municipais, 12 com sociedade civil e 2 com instituições estaduais. Mais informações estão disponíveis em: http://fehidro.sigrh.sp.gov.br/fehidro/index.html.

Confira as cidades e instituições contempladas:

Santos, Itanhaém, Itapetininga, Tapiratiba, Birigui, Santo Anastácio, Bady Bassitt, Reginópolis, Itapirapuã Paulista, Taquarivaí, Terra Roxa, São Sebastião, Santa Cruz do Rio Pardo, Itajobi, Salto Grande, Jardinópolis, Nova Aliança, Matão, São Carlos, Miracatu, Magda, Cesário Lange, Lavínia, Rubiácea, Estiva Gerbi, Boraceia, Pederneiras, Piraju, Pirangi, Dois Córregos, São Simão, Jaguariúna, Araçoiaba da Serra, São Roque, Ibitinga e Suzano.

ONGs, companhias e autarquias: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Bonita, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, Fundação Educacional de Ituverava, Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Associação Quilombola do Sítio Bruno, Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho, Departamento de Águas e Energia Elétrica, Instituto Pró-Terra, Associação dos Produtores Agroindustriais de Brotas, SOS Itupararanga, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Avanhandava, Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, Companhia Ituana de Saneamento, Associação Escola e Cultura em Foco, Saneamento Ambiental de Águas de Lindoia, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz, Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista e Sabesp.