Governo de SP instala Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

Órgão colegiado foi reorganizado e vai definir as novas diretrizes da política de ciência e tecnologia do Estado do São Paulo

qua, 13/11/2013 - 15h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, anunciaram nesta quarta-feira, 13, a instalação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite), que foi reorganizado para definir as novas diretrizes da política de ciência e tecnologia do Estado do São Paulo.

“O Concite vai ter um trabalho importantíssimo de fortalecer a inovação no Estado de São Paulo e o plano estratégico de desenvolvimento da área de Ciência, Tecnologia e Inovação no nosso Estado. O Conselho vai fazer essa integração da pesquisa, dos institutos, dos órgãos de inovação e das empresas, para a gente ter mais eficiência e melhor resultado no trabalho de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O Concite tem o objetivo de assessorar o governador na implantação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e definir prioridades para investimento de recursos estaduais, federais e privados. Ele também irá propor ações voltadas à modernização das entidades de fomento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e vice-presidente do Concite, Rodrigo Garcia, a reformulação do Conselho é o primeiro passo na construção do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo. “Vamos formular um plano de ação estratégico, com metas, prioridades e indicadores de desempenho, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e científico de São Paulo nos próximos 20 anos”, completou.

Entre as novas atribuições do Concite, está o oferecimento de mais autonomia aos institutos de pesquisa para atualização das estruturas e transformação da propriedade intelectual em negócio. As comissões especializadas e câmaras temáticas também foram alteradas para prestarem assessoria de forma flexível.

O Concite é presidido pelo governador do Estado e outros vinte membros, sendo: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, que exerce a função de vice presidente e secretário executivo do conselho; os secretários da Saúde, de Agricultura e Abastecimento; do Meio Ambiente; os reitores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); o diretor superintendente do Centro Paula Souza, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); além de três representantes (sempre dirigentes maiores) de três institutos de pesquisa do Estado e de outros oito membros de livre escolha do governador.

Ciência e Tecnologia no Estado de SP

São Paulo é o Estado mais desenvolvido em Ciência e Tecnologia do Brasil. Ele responde por 50% de toda a produção Científica Nacional. Cerca de 1% do total arrecadado de ICMS é aplicado em financiamento direto de pesquisa e tecnologia. Em 2011, 1,6% do PIB paulista foi investido em Pesquisa e Desenvolvimento.

Membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONCITE

Geraldo Alckmin – Governador do Estado de São Paulo

Rodrigo Garcia – Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

David Everson Uip – Secretário Estadual da Saúde

Mônika Bergamaschi – Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento

Bruno Covas – Secretário Estadual do Meio Ambiente

João Grandino Rodas – Reitor da Universidade de São Paulo (USP)

José Tadeu Jorge – Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Julio Cesar Durigan – Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Laura Laganá – Diretora Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CEETEPS)

Celso Lafer – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Representantes dos Institutos de Pesquisa:

Luiz Madi – Presidente do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)

Jorge Kalil – Presidente do Instituto Butantan

José Carlos Bressiani – Presidente do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen)

Membros de livre escolha do governador do Estado:

Benjamin Sicsu – Samsung

Carlos Henrique de Brito Cruz – Fapesp

Frederico Fleury Curado – Embraer

Glauco Arbix – Finep

José Goldemberg

Laercio Cosentino – Totvs

Marcelo Odebrecht – Odebrecht

Pedro Wingtschowski – Grupo Ultra

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
(11) 3218-5677