Governo de SP inicia obras de ampliação da Linha 15-Prata do Metrô

Construção de duas estações e um pátio de estacionamento foi iniciada para ampliar a linha até Jacu Pêssego

qui, 15/12/2022 - 11h37 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia autorizou nesta quinta-feira (15) o início das obras de ampliação da Linha 15-Prata do Metrô até Jacu Pêssego. O investimento será de R$ 1,8 bilhão na construção do novo trecho, com duas estações e um pátio de estacionamento, e conclusão prevista para 2025. Serão beneficiadas cerca de 90 mil pessoas todos os dias, que poderão ter o tempo de viagem do extremo leste até o centro reduzido em até 50%.

“É uma satisfação estar aqui começando uma obra tão importante, que vai mudar a realidade da mobilidade urbana nessa região. São 3 km de extensão da Linha 15-Prata na área leste, com duas novas estações e o pátio Ragueb Chohfi. Nós temos, portanto, um investimento de R$ 1,8 bilhão do Estado”, disse Rodrigo Garcia.

A construção foi iniciada com a concretagem das vigas por onde os trens passarão, bem como a demolição de imóveis desapropriados na área da futura estação Boa Esperança e a montagem do canteiro da estação Jacu Pêssego. Também será construído o Pátio de Estacionamento Ragueb Chohfi.

As novas estações seguirão o padrão das demais da Linha 15, com um conceito arquitetônico para interferir o mínimo possível na paisagem local, ficando a 15 metros de altura, no canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi. Elas serão compostas por concreto aparente e coberturas que facilitam a ventilação e iluminação natural, contando com três níveis de pavimentos: acessos (térreo), mezanino e plataformas, com 90 metros de comprimento. Também terão portas automáticas de plataforma e itens de acessibilidade.

A estação Boa Esperança será a primeira do novo trecho, logo após Jardim Colonial, e deve receber 7,5 mil passageiros por dia. Ficará na Avenida Ragueb Chohfi, 3.002, com acesso pelos dois lados da via, contando com 4,5 mil m² de área construída, quatro elevadores, cinco escadas rolantes e seis escadas fixas, além de espaço para a guarda de 112 bicicletas.

Jacu Pêssego terá demanda prevista de 80 mil passageiros por dia. Também terá dois acessos, um em cada lado da Avenida Ragueb Chohfi, 4.383 e espaço para o estacionamento de 112 bicicletas. A área construída será de 3,6 mil m², que abrigará três elevadores, cinco escadas rolantes e três fixas.

Já o pátio vai ser construído em uma área de 53,7 mil m² na Avenida Ragueb Chohfi, 4.978. Além do espaço para o estacionamento de trens e via para a manobra das composições, ele contará com sete blocos para administração e abrigo de subestações de energia.

Também faz parte desse projeto, a construção de três quilômetros de via entre a estação Jardim Colonial (já em funcionamento) e o Pátio Ragueb Chohfi, compostos por 106 pilares e 220 vigas-guias, que é uma espécie de trilho por onde passam os trens, a 15 metros de altura. Sob as vigas, será construída uma ciclovia acompanhada de paisagismo, seguindo o que já foi aplicado em toda a linha, desde a Vila Prudente.

Para atender o novo trecho, o Metrô também encomendou em janeiro deste ano 19 novos trens, aumentando a frota para 46 composições e podendo reduzir o intervalo de circulação na Linha 15-Prata.

Atualmente, a Linha 15-Prata tem 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia e paisagismo em toda essa extensão. Com a expansão até Jacu Pêssego, a linha passará a ter 17,6 km e 13 estações para atender a uma demanda estimada de 480 mil passageiros por dia. O Metrô também trabalha na expansão até Ipiranga, em fase de licitação das obras, que vai acrescentar mais 1,8 km e uma nova estação.