Governo de SP inicia obra de saneamento que beneficia a Guarapiranga

Investimento atende 27.500 pessoas em Itapecerica da Serra; ação contribui para limpeza de córregos que deságuam na represa

ter, 30/04/2013 - 17h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta terça-feira, 30 de abril, as obras de coleta e tratamento de esgoto nas regiões do Jardim Jacira e do Jardim Branca Flor, em Itapecerica da Serra. A iniciativa beneficia ainda os bairros Analândia, Jardim Horacina, Mombaça-Crispim e Santa Júlia. O investimento total é de R$ 41,1 milhões.

“Itapecerica tinha 0% de coleta e hoje já tem 22%. Com essa obra irá a 32% e com as demais obras, até o ano que vem, chegará a 60% de esgoto coletado e 100% tratado”, afirmou Alckmin.

A obra será executada pela Sabesp e deverá ser entregue em março de 2015. A companhia vai instalar 7,7 km de grandes tubulações (coletores-tronco), quatro estações de bombeamento e 30 km de redes coletoras na região. Essa estrutura vai bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento de Barueri, que fica a mais de 40 km do Jardim Jacira.

Serão beneficiados diretamente 27.500 moradores, 18% da população do município. Indiretamente, a obra beneficia 3,5 milhões de pessoas que são abastecidas pela Guarapiranga, já que os córregos e rios da cidade deságuam na represa. O investimento faz parte do Programa Mananciais, que conta com recursos do Banco Mundial (Bird).

Além da melhoria da infraestrutura urbana, a iniciativa vai melhorar a qualidade de vida e garantir mais saúde para os moradores de Itapecerica. A coleta e tratamento do esgoto ajuda a reduzir a mortalidade infantil e a prevenir diversas doenças. A obra também aumenta a qualidade da água da represa Guarapiranga, dos córregos regionais, reduz os odores e melhora a condição paisagística da área de mananciais.

A iniciativa é parte de uma série de investimentos da Sabesp em saneamento e tem como objetivo a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado até o final da década.

Sabesp
(11) 5682-2704 / 9990