Governo de SP inaugura sistema de tratamento de esgotos de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista

Obras irão ajudar na despoluição do rio Jundiaí e afluentes

ter, 19/11/2013 - 17h23 | Do Portal do Governo

Nesta terça feira, 19, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e a diretora superintendente da Sabesp, Dilma Pena, inauguraram a Estação de Tratamento de Esgoto de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. As obras, iniciadas em 2010, foram concluídas em julho último e beneficiam diretamente 186 mil moradores de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O investimento foi de R$ 115,2 milhões.

O sistema de esgotamento sanitário, inaugurado hoje, é composto por 37,1 km de coletores-tronco; cinco estações elevatórias; 2,9 km de linhas de recalque e uma estação de tratamento de esgotos, com capacidade para tratar 560 L/s.

Com essas ações, o índice de tratamento de esgotos em Várzea Paulista passou de 2% para 94,4% do total coletado e o de Campo Limpo Paulista de 1% para 77,5% do coletado.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista tem efeito direto na qualidade de vida, na saúde da população, na preservação de mananciais e do meio ambiente, em especial na despoluição do rio Jundiaí, do ribeirão Promeca e de mais treze córregos: Bela Cintra, Bertioga, Carrapatos, Ilha Bela, Jardim Vitória, Laura, Marsola, Moinho, Mãe Rosa, Pinheirinho, Sapateiro, Sorocaba e Tanque Velho.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604