Governo de SP inaugura nova sede da DDM de Franca

Novas instalações proporcionam melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento ao público

ter, 26/11/2019 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram nesta terça-feira (26) a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Franca. As novas instalações oferecem melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos policias, além de ter localização privilegiada e uma estrutura com total acessibilidade.

“Estamos com 133 delegacias da Mulher operando no Estado de São Paulo. Aqui em Franca entregamos um espaço com uma estrutura que vai garantir um atendimento digno às mulheres em situação de violência”, afirmou o Governador.

O Governo do Estado investiu R$ 38,3 mil nas obras para acessibilidade, comunicação visual e aquisição de mobiliário. A nova sede da DDM está localizada em um prédio com fácil acesso para transportes públicos e hospitais. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Com melhores acomodações, beneficia os agentes que atuam na especializada e as pessoas que procuram atendimento na unidade.

A estrutura conta com sala para o setor de investigação, três de cartórios, uma para abrigar o cartório central, sala de espera e sala para a delegada. A unidade tem brinquedoteca e uma Sala Lilás, que é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às vítimas. As novas instalações também contam com total acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive com um elevador.

O prédio, na Rua Voluntários da Franca, nº 2.557, no bairro São José, foi locado pela Polícia Civil com contrato de cinco anos. A unidade existe na cidade desde 1988 e, até a mudança de endereço que ocorre a partir da inauguração, o atendimento era feito na Seccional.

Chefiada pela delegada Christina Bueno de Oliveira, a especializada conta com três escrivães, cinco investigadores, um agente de telecomunicações e um agente policial. Juntos, os profissionais que integram a equipe, realizaram 2.286 atendimentos, instauraram 511 inquéritos e 150 termos circunstanciados e efetuaram 103 prisões em flagrante e mandados, de janeiro a setembro.

Parceria

O projeto de mudança para a nova sede foi coordenado pela presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano. A parceria permitiu pintura diferenciada e artes nas paredes, deixando o ambiente mais humanizado.

Anexo à unidade especializada funcionará o Centro de Referência da Mulher que foi idealizado pelo grupo Mulheres do Brasil de Franca. No local, haverá atendimento e acompanhamento psicológico e assistente social e também serão oferecidos oficias e cursos profissionalizantes.

As aulas serão realizadas em parceria com instituições especializadas, para dar opções de sustento a mulheres que queiram romper com o ciclo de violência. O grupo Mulheres do Brasil ainda estuda a implantação de um plantão jurídico.