Governo de SP inaugura Companhia de elite da PM em Taubaté

Subordinada ao 3° Baep de São José dos Campos, unidade terá atuação semelhante aos padrões do policiamento de Choque

sáb, 29/06/2019 - 14h32 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram neste sábado (29), em Taubaté, a Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) que atuará na região de São José dos Campos.

Subordinada ao 3° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a Caep do Vale do Paraíba atuará na área do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), que abrange 39 municípios. A unidade especializada foi criada para combater o crime de maneira mais ostensiva, atuando de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.

“É uma Companhia Especial vinculada ao Baep, mas independente do ponto de vista físico. São 105 homens e mulheres preparados e treinados no padrão Rota, no padrão da Força Tática, da melhor Polícia Militar do país. Dezesseis novos veículos foram entregues aqui, mais armas, fuzis, espingardas, equipamentos de inteligência e também coletes à prova de balas. O que estamos inaugurando em Taubaté é o melhor da PM de São Paulo, que é a melhor do Brasil”, declarou Doria.

O imóvel que abrigará a unidade sedia também o 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), na Vila Jaboticabeira, no município de Taubaté. A implantação na região visa aumentar a segurança da população com planejamento e inteligência, reforçando os trabalhos, principalmente, nos municípios da divisa com o Rio de Janeiro e das cidades turísticas de Campos do Jordão e litoral norte.

Treinamento

Os PMs que farão parte do novo Caep passaram por treinamento coordenado e aplicado pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChq), e foram submetidos a disciplinas específicas da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), 2º e 3º Batalhões de Policiamento de Choque (BPChq), Comandos e Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

As disciplinas ministradas no treinamento foram de patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefato explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas.

“A PM de São Paulo é a mais bem treinada do país. Isso é uma conquista histórica”, afirmou o Governador. “É uma nova visão de como fazer segurança pública em São Paulo”, acrescentou.