Governo de SP homenageia Policiais Nota 10

Integrantes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica são reconhecidos por ocorrências de destaque

ter, 13/07/2021 - 13h10 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta terça-feira (13) dez policiais militares, dez civis e três técnico-científicos da Capital e litoral sul de São Paulo com o certificado Policial Nota 10. A iniciativa, que foi criada no início da atual gestão como parte do programa de valorização policial, visa reconhecer e estimular o bom trabalho das três polícias em todo o Estado.

“São Paulo consegue ter a melhor polícia do Brasil. Isso é razão de orgulho e o que nos motiva a fazer o Policial Nota 10”, disse Doria.

Os casos que geraram destaques envolvem salvamento em situação de afogamento e resgate de pessoas ilhadas, prisão de autores de roubos, identificação ágil de dois corpos encontrados próximos ao Rodoanel e ações realizadas pelo Comitê da Blitze, criado pelo Governo de São Paulo para reforçar a fiscalização de medidas restritivas e atuar contra festas clandestinas e aglomerações durante a pandemia.

“Sempre que visito instalações policiais, encontro uma singela lembrança nas suas paredes: os diplomas que os policiais receberam. Não tem um agente reconhecido que não me mostre o quadro com satisfação. Por isso, sou grato ao retorno do programa”, destacou o Secretário de Segurança Pública.

Polícia Militar

Pela PM, foram homenageados o sargento Tony Kurtis da Silva, os cabos Marcos Alberto Lins de Almeida e Joeljunior Silva Lemos Leite de Oliveira e o soldado Diego Gomes da Silva, integrantes do 1º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo, sediado em Guarujá, na região de Santos.

A equipe participou do salvamento de quatro irmãos – um maior de idade e três menores, um deles com quatro anos – que estavam se afogando na praia das Astúrias, em 11 de setembro de 2020.

Outro bombeiro condecorado foi o cabo Reginaldo Rodrigues de Jesus, do Grupamento de Bombeiros Marítimo, também com sede em Guarujá. O profissional resgatou um grupo com mais de 20 pessoas ilhadas pela maré alta na Ilha Pombeva. A atuação do militar, ocorrida em 6 de setembro de 2020, permitiu que todos fossem retirados do local em segurança.

Representando a capital, foram homenageados o cabo Marcio de Paula Poloni e o soldado Deivide da Silva Vieira, que atuam no 21º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano). A equipe recebeu prendeu três autores de um roubo a farmácia, no último dia 1 de junho, na Mooca, zona leste de São Paulo. A ação rápida interrompeu o crime e impedir que os bandidos levassem mercadorias avaliadas em cerca de R$ 10 mil.

Também foram agraciados o tenente Ramon Victor Bovenzo Alves e os soldados Ricardo da Silva Santos e Daniel Clemente da Costa, integrantes do 45º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com sede em Praia Grande. O trio foi condecorado por prender, no último dia 21 de junho, um homem que abordou uma mulher perto de um ponto de ônibus, fez ameaças e a obrigou a seguir com ele para um local ermo. A ação criminosa foi interrompida e a mulher foi salva sem ferimentos.

Polícia Civil

Por parte da Polícia Civil, foram homenageados agentes do Comitê da Blitze. Os certificado foram entregues ao diretor do Dope (Departamento de Operações Especiais de Polícia), delegado Osvaldo Nico Gonçalves, os delegados supervisores do Garra (Grupos Armado de Repressão a Roubos) e do GER (Grupo Especial de Reação), Eduardo Brotero Pereira de Castro e Artur José Dian, respectivamente; o investigador chefe do Garra, Marcelo Shigueo Inoura, e o também investigador na mesma unidade, Rafael Celso Roberto; além do investigador chefe do GER, Fabio Bopp.

Também foram condecorados quatro escrivães do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania): Marcelo Guimarães Bassani, da 1ª Delegacia de Crimes Contra a Administração; Francisco Hélio da Silva, da 2ª Delegacia de Infrações Contra o Consumidor; Priscilla Rocha Correa Miranda Figueiredo, da 1ª Delegacia de Infrações Contra o Meio Ambiente; e Carlos Alberto Freitas de Sá, da 1ª Delegacia de Infrações Contra a Saúde.

Polícia Técnico-Científica

Na Superintendência de Polícia Técnico-Científica, os destaques foram os médicos-legistas Suzana Andreza Coelho Frenkelis Brandão e Ricardo Rioji Fusel de Ue e o auxiliar de necropsia Jânio Barros da Silva, todos integrantes da Equipe de Perícias Médico-Legais Sul.