Governo de SP firma parceria com gigante farmacêutica para criar Centro de Excelência em pesquisa

Centro será voltado para a fabricação de produtos químicos sustentáveis que possam ser usados na descoberta e no desenvolvimento de medicamentos

sex, 25/10/2013 - 14h31 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo deu, nesta quinta-feira, 24, um passo importante para aproximar o sistema de pesquisas paulista do setor privado, a fim de gerar produtos, riqueza e conhecimento em benefício da população. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin assinou acordo de parceria entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o laboratório britânico GSK (Glaxo SmithKline) para criação de um Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável no Brasil, visando à transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.

Esse centro será voltado para a fabricação de produtos químicos sustentáveis que possam ser usados na descoberta e no desenvolvimento de medicamentos. Governo de São Paulo e GSK contribuirão igualmente nas atividades do centro, com um orçamento anual de 800 mil euros ao longo de 10 anos.

“São Paulo tem uma obsessão: ser a capital da pesquisa, da inovação tecnológica. A Fapesp é uma grande instituição e, do outro lado, temos a GSK, uma das líderes mundiais em seu ramo de atuação. Esta parceria é importante para dar grandes passos em benefício da população”, afirmou Alckmin durante a cerimônia para assinatura da parceria.

Até 21 de fevereiro de 2014, pesquisadores, universidades e instituições de pesquisa sediadas no Estado de São Paulo poderão apresentar propostas para constituição do Centro de Excelência, que deve começar a funcionar no segundo semestre do ano que vem. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/en/8225.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
(11) 3218-5677 / 5750
Fapesp
(11) 3838-4116