Governo de SP faz homenagem às escolas selecionadas no prêmio Gestão Escolar 2020

Prêmio valoriza boas práticas de gestão escolar; neste ano premiaram unidades que desenvolveram boas ações durante o distanciamento social

qua, 04/11/2020 - 18h45 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria participou nesta quarta-feira (4) da entrega de certificados às três escolas da rede estadual de São Paulo que foram selecionadas e classificadas no prêmio Gestão Escolar 2020. As Escolas Estaduais Orlando Mauricio Zambotto, de Jarinu; Doutor Genesio Boamorte, de Santa Cruz do Rio Pardo; e Orosimbo Maia, de Campinas, ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na seleção realizada em São Paulo.

“Mais do que tudo, o prêmio é um reconhecimento do Governo de São Paulo ao trabalho de professores, professoras e de alunos”, disse Doria. “Sou resultado do ensino público no estado de São Paulo. E fico feliz que alunos e alunas tenham também a referência de que trabalhando, estudando, desejando, perseverando e tendo força de vontade você alcança e chega aonde desejar. E é exatamente isso que eu desejo, como brasileiro, como cidadão, como Governador de São Paulo, aos alunos que aqui estão. Nunca deixem o seu sonho de lado, nunca desistam do seu sonho”, completou o Governador.

O Secretário da Educação, Rossieli Soares, participou do evento no Palácio dos Bandeirantes. O Prêmio Gestão Escolar é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Realizado a cada dois anos, o prêmio valoriza boas práticas de gestão escolar. Neste ano o objetivo foi o de premiar as escolas que conseguiram desenvolver boas ações mesmo no período de distanciamento social exigido pela pandemia.

No total, em São Paulo concorreram 961 escolas da rede municipal e estadual. Na primeira etapa elas foram selecionadas pelas Diretorias de Ensino e em seguida por 15 polos que foram formados.

As três premiadas foram escolhidas entre as 15 finalistas por um comitê formado por especialistas. A Escola Estadual Orlando Mauricio Zambotto, de Jarinu, que conquistou o primeiro lugar, vai representar São Paulo na etapa regional do prêmio Gestão Escolar.

Conheça os projetos das escolas premiadas

A Escola Estadual Orlando Maurício Zambotto criou um grupo de whatsapp por turma para que os alunos pudessem ter contato direto com a equipe escolar. Também foram selecionados 33 alunos que se transformaram nos tutores das salas, com objetivo de facilitar o trabalho pedagógico. Ainda como parte do trabalho, a equipe gestora imprimia os trabalhos para que as famílias retirassem, e ia à casa dos alunos quando a busca ativa era necessária.

A Escola Estadual Doutor Genesio Boamorte fez um trabalho de tutoria à distância e os alunos dos grêmios criaram uma “web tv” com transmissão pelas redes sociais, além de outros projetos para promover o engajamento com os alunos.

A Escola Estadual Orosimbo Maia desenvolveu o “AppZimbão” que reúne informações sobre a escola e as aulas e mantém canais de contato entre alunos e professores.