Governo de SP entrega a segunda estação de trem sustentável de São Paulo

Estação Cidade Jardim foi remodelada para redução de impactos ambientais, priorizando energia limpa e recursos naturais

ter, 01/02/2022 - 11h38 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria entregou, nesta terça-feira (1º), a segunda estação de trem de passageiros sustentável de São Paulo. A estação Cidade Jardim, da Linha 9-Esmeralda, segue o mesmo modelo de sustentabilidade adotado na Vila Olímpia, reinaugurada em junho de 2021 como a primeira estação sustentável do estado. Além de priorizar a preservação de recursos naturais, o projeto proporcionará uma nova experiência aos mais de 170 mil passageiros que utilizam a estação diariamente.

“Essa é a segunda estação sustentável, que está dentro do programa de revitalização das estações, dos novos trens, das portas automáticas, dos investimentos que estamos realizando no transporte público aqui em SP. Essa estação está totalmente revitalizada e temos aqui o conforto, comodidade, acessibilidade e inclusive estímulo à utilização de bicicletas”, destacou Doria.

Durante a entrega também estavam presentes o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira.

A remodelagem estrutural da estação Cidade Jardim foi realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e empresas da iniciativa privada, entre elas a Eletromidia. O projeto permite redução de impactos ambientais, com novos equipamentos e infraestrutura que beneficiam passageiros, priorizam energia limpa e preservam recursos naturais.

A partir de agora, a estação conta com infraestrutura própria para gerar, captar ou reaproveitar a maior parte dos insumos necessários à operação do local.  Os equipamentos da estação foram repensados e adaptados para garantir o menor uso de recursos naturais, além da utilização de materiais recicláveis na reestruturação da estação, como madeira de reflorestamento, plástico reciclável, entre outros.

“Inovamos nesse projeto quando inauguramos a primeira estação sustentável no ano passado. É um marco significativo no transporte público de passageiros estabelecer parcerias que tragam benefícios à mobilidade urbana e aos passageiros e, ao mesmo tempo, cumprimos nosso compromisso corporativo com uma sociedade mais sustentável”, afirmou Eduardo Jorge, diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM.

Iniciativas sustentáveis

Para a captação de energia solar, a estação ganhou 240 placas solares de 400W sobre os telhados das plataformas, que conta com uma potência de pico de 96 kW. A geração anual de energia foi calculada em 99 kWh/ ano (Quilo Watt hora/ano). Isso significa que a média mensal de geração de energia é da ordem de 8.250 kWh. Esse valor resultará em uma redução de gasto com energia da estação, representando 51% do consumo operacional, o que representa o abastecimento de energia para 33 residências comuns e 9.900 banhos em chuveiro elétrico (banho de 10 min em chuveiro de 5000 W).

Um método sustentável adotado na estação é o de wetlands, uso de plantas para o tratamento biológico de esgotos, onde a água é captada e tratada por um moderno sistema de filtragem sem produtos químicos e disponibilizada como água de reuso para os jardins verticais. Os tanques conseguem tratar os efluentes com segurança, atingindo padrões restritivos e possibilitando o reuso da água. Levando em consideração que o volume de água tratada esperado é de 200 mil litros por mês, o resultado será 6 m³ de tratamento diário.

O projeto inclui ainda uma série de adaptações para melhorar a experiência do passageiro no uso e deslocamentos pelo espaço. Entre elas, a iluminação especial arquitetural que durante a noite faz projeções de luz na passarela, nas plataformas e no corpo da estação a partir de um sistema luminotécnico, alimentado pela energia captada durante o dia. Outra inovação é o difusor de aroma de “floresta” na passarela para gerar ainda mais conexão com os novos jardins.

A estação ganhou ainda um novo sistema de sonorização com caixas de som interativas e sons da natureza, animais e pássaros. Um painel de LED informará aos passageiros sobre a eficiência energética da estação em tempo real. A estação também recebeu 25 conjuntos de bancos novos, com portas USB, e uma testeira digital que integra o projeto com a iluminação da passarela.

O novo projeto de paisagismo inclui a revitalização das áreas verdes externas já existentes estabelecendo um marco visual com jardins verticais, que ajudam a amenizar a temperatura e a reduzir a poluição, distribuídos em um espaço de 1.611m² de vegetação natural, com diferentes espécies de plantas, incluindo costela de Adão, jibóia, barba de serpente, íris azul, dinheiro em penca e agaphantus. As plataformas também foram reformadas e ganharam aplicação de paisagismo em jardins verticais.

Para facilitar o transporte das bicicletas, canaletas laterais foram instaladas nas escadas fixas. Como forma de estimular a conscientização ambiental e o descarte correto dos resíduos no percurso da estação, novas lixeiras de coleta seletiva com maior capacidade de armazenamento estão espalhadas em pontos estratégicos.
 
Arte urbana

Além das melhorias em sustentabilidade, a estação Cidade Jardim ganhou três obras do artista Kobra, conhecido internacionalmente pelas intervenções urbanas. As artes trazem referência às questões ambientais.

O primeiro painel retrata uma corrente de águas e de gente em um trabalho coletivo, de mão em mão, preservação da natureza, dos rios e dos mananciais. Na segunda obra, o artista representa o planeta água, uma forma de lembrar que a vida futura de todos os humanos e animais depende de como a humanidade cuidará dos rios, das nascentes e dos oceanos.

Em outro painel, Kobra questiona o mundo que as pessoas querem para seus filhos e sugere a reflexão sobre o futuro das novas gerações e como depende de quão limpo e sustentável será o planeta que deixaremos para essas gerações.