Governo de SP e delegação francesa se reúnem em torno de oportunidades e investimentos

Governador ressaltou as oportunidades da carteira de projetos paulista, além dos desafios sociais e do compromisso com a sustentabilidade

qua, 07/06/2023 - 15h59 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de fortalecer laços e buscar oportunidades de cooperação no mercado internacional, o Governo de São Paulo recebeu uma delegação da França na noite da última terça-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes.

O ministro francês encarregado do Comércio Exterior, Olivier Becht, participou do encontro acompanhado da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, de representantes do Medef – Mouvement des Entreprises de France, principal rede de empreendedores da França, e de uma comitiva de empresas francesas.

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre os planos do governo paulista, os desafios sociais, o compromisso do estado com a sustentabilidade e ressaltou também as oportunidades da carteira de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs). Os projetos terão investimento estimado em torno de R$ 180 bilhões, entre capital privado e público.

“O estado de São Paulo vai investir muito em infraestrutura nos próximos anos e queremos criar o ecossistema necessário para que as empresas francesas sejam extremamente bem-sucedidas nas suas jornadas no nosso estado. Estamos determinados e motivados para estabelecer laços cada vez mais fortes”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas.

Na oportunidade, os empresários demonstraram interesse pelos projetos paulistas com destaque para o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar a capital a Campinas. O edital da obra foi lançado em março e está estimada em R$ 12,8 bilhões. Outro ponto de interesse das empresas francesas é o projeto de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“Estou entusiasmado pela dinâmica do estado de São Paulo. Podem contar com as empresas francesas, as que estão aqui e também todas as outras que estão no cenário internacional, em torno do Medef”, disse Olivier Becht, ministro francês encarregado do Comércio Exterior.