Governo de SP disponibiliza R$ 30 mi para abertura de 350 leitos na Baixada Santista

Santos, Praia Grande e Itanhaém receberão o repasse após estudo da Agência Metropolitana da Baixada Santista com todas as prefeituras

qua, 13/05/2020 - 13h50 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (13) o repasse de R$ 30 milhões para a abertura de 350 leitos em hospitais da Baixada Santista. A iniciativa visa fortalecer o sistema de saúde na região no enfrentamento ao novo coronavírus. A Baixada Santista é a segunda região mais impactada no Estado em números absolutos de casos e de óbitos causados pela COVID-19, com crescimento superior a 68% em maio.

“Este entendimento faz parte também do programa de cooperação junto com as prefeituras do Estado de São Paulo, com o diálogo construído pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Os locais com necessidade de abertura de novos leitos foram mapeados pelos prefeitos”, disse Doria. “É com entendimento e com diálogo que podemos construir soluções para esta crise”, completou o Governador.

Serão disponibilizados 50 novos leitos de UTI e 300 leitos clínicos para os municípios de Santos, Praia Grande e Itanhaém. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras a partir desta quinta-feira (14). Os municípios com necessidade de abertura de novos leitos na região foram mapeados por meio de um estudo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, com participação de todas as prefeituras.

“A taxa de ocupação de leitos na Baixada Santista superou 80% em cidades como Itanhaém. Os leitos anunciados hoje serão disponibilizados em Santos, Praia Grande e Itanhaém, mas vão abranger os nove municípios da região”, afirmou Marco Vinholi. “É uma preocupação grande, um alerta que estamos dando ao longo das últimas duas semanas sobre esse crescimento na região. Estamos melhorando a taxa de ocupação de leitos com esses novos leitos, mas teremos um maio de crescimento agudo em toda a Baixada Santista”, completou o Secretário.