Governo de SP defende criação de empregos e empreendedorismo durante Cosud

Evento começou na sexta-feira, com grupos de trabalhos de secretários estaduais

sáb, 19/10/2019 - 10h43 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria defendeu na manhã deste sábado (19) a criação de emprego e empreendedorismo como política social, durante o 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Florianópolis (SC).

“Um ponto positivo do Cosud é a objetividade. Estamos aqui com o objetivo de somar forças para melhorar a qualidade dos nossos governos, em várias áreas e setores. E, ao longo desses quatro encontros, já evoluímos de forma positiva. Temos um objetivo comum a todos, nós temos a obrigação de trabalhar pela geração de empregos, geração de oportunidades, apoio ao empreendedorismo. O que muda o país é a cidadania do emprego”, afirmou Doria.

DownloadGovernador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da abertura do 5ª Reunião do Cosud em Florianópolis
Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da abertura do 5ª Reunião do Cosud em Florianópolis

O Governador de São Paulo também disse que o grupo de sete governadores dessas regiões deveria realizar uma missão para a China no próximo ano, em busca de oportunidades de negócios para as economias estaduais.

A Sessão Plenária do encontro, que debate a gestão pública digital e mais simples, começou às 8h deste sábado (19) e segue até as 14h. O evento tem como anfitrião o Governador catarinense Carlos Moisés e conta também com a participação dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES). O objetivo é reunir os responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a discussão de pautas conjuntas.

O encontro conta com palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, sobre a Lei de Liberdade Econômica e desburocratização; e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, com as oportunidades de sinergia entre governo federal e os governos estaduais com a transformação digital na modernização do Estado Brasileiro.

O evento começou na sexta-feira (18), com 14 grupos de trabalho formados por secretários estaduais, que abordaram os seguintes temas: Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação; Meio Ambiente e Infraestrutura; Logística e Transporte; Saúde Pública; Segurança Pública; Gestão e Planejamento; Administração Penitenciária; Controle e Transparência; e Reforma da Previdência.

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro em Belo Horizonte (MG) dos governadores das regiões Sul e Sudeste, e também teve edições em São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES). A próxima reunião será realizada em janeiro de 2020, em Foz do Iguaçu, no Paraná.