Governo de SP conquista três prêmios por melhores iniciativas eletrônicas do país

A Corregedoria Geral da Administração, vinculada à Casa Civil, recebeu o prêmio "TI & Governo 2012" pela criação do Portal da Transparência do Governo de São Paulo

sex, 26/04/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Corregedoria Geral da Administração (CGA), órgão vinculado à Casa Civil e presidido por Gustavo Ungaro, recebeu, no dia 24 de abril, o prêmio “TI & Governo 2012” pelo Portal da Transparência do Governo de São Paulo. “A premiação mostra que o Estado de São Paulo está no caminho certo das melhores expectativas da sociedade. O Portal da Transparência é um instrumento valioso para todos” comentou Gustavo Ungaro após a entrega do prêmio.

A criação do Portal da Transparência teve como objetivo cobrir a urgente necessidade de divulgação dos dados do Governo do Estado, com informações diversas que servem para o cidadão conhecer melhor como seus impostos estão sendo geridos, baseado no plano de Governo Aberto e Transparência implantado pela atual gestão. O Portal contou com a participação da Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Gestão Pública, da Prodesp e da CGA, liderados pela corregedora Sandra Marinho, ao longo do ano de 2012.

O Prêmio TI & Governo, promovido pela Plano Editorial, escolhe anualmente as 20 melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil, abrangendo instituições federais, estaduais e municipais e premia os projetos das instituições de governo que melhoraram os serviços prestados à população. Os critérios de avaliação são: relevância social, caráter inovador, impacto que produz na administração pública, redução de custos, ganho de produtividade, qualidade dos serviços prestados e transparência.

O SIC – Serviço de Informação ao Cidadão foi outro dos projetos premiados. “A ferramenta integra e gerencia todos os pedidos de acesso à informação feitos aos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo, aproximando o poder público do cidadão”, diz Ieda Pimenta Bernardes, diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo. Na pagina inicial do Sistema SIC.SP (www.sic.sp.gov.br), o cidadão pode optar por fazer o seu pedido via internet, obter o endereço ou telefone do SIC de seu interesse, além de acompanhar o pedido de informação a partir do número de protocolo. Com a análise das perguntas mais frequentes é possível disponibilizar essas informações proativamente no Portal da Transparência.

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo também foi reconhecida e premiada por desenvolver a atualização do Scoa (Sistema de Controle Operacional de Abastecimento), que agora passa a comandar com mais efetividade os contratos de demandas de energia elétrica e redução das perdas de adução de água no processo de abastecimento. A ferramenta complexa é utilizada para fazer o gerenciamento do abastecimento de água na região metropolitana, o que implica no acionamento de motobombas, abertura e fechamento de válvulas, controle dos níveis de reservatórios de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Os cases premiados serão publicados no Anuário TI & Governo 2012, um guia sobre o setor de Tecnologia da Informação que é distribuído em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal -, empresas públicas, autarquias e órgãos do Legislativo e do Judiciário em todo o país, empresários e executivos de empresas, e fornecedores de soluções em TI, além de ser publicado no portal www.forumeditorial.com.br.

Casa Civil – Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8716 / 8488