Governo de SP confirma 1ª fase de novo centro tecnológico em 2020

Novo cronograma do Projeto CITI foi anunciado nesta quinta-feira; objetivo é desenvolver novas tecnologias com foco em produtividade

qui, 07/11/2019 - 13h01 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria confirmou que a primeira fase do Projeto CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação) estará em andamento nos primeiros seis meses de 2020. O anúncio foi feito após reunião de trabalho em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Ministério da Economia, nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes.

“No primeiro semestre de 2020, nós já teremos o CITI funcionando na sua primeira etapa, onde hoje está o IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas], uma instituição de altíssimo valor do Governo do Estado de São Paulo”, declarou o Governador. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, participou da nova rodada de reuniões ao lado de Doria.

O grupo discutiu avanços na primeira fase do CITI no âmbito do IPT Open Experience, do Centro para a Quarta Revolução Industrial e de novas políticas para ajudar pequenas e médias empresas a acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas no mundo.

Também nesta quinta, foi anunciada a instalação da Biovet Vaxxinova, empresa de saúde animal que será a primeira a se fixar no campus do IPT com seu próprio centro de inovação. Também foram anunciadas as instalações de polos de pesquisa em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e um Centro de Inovação no Instituto Butantan.

“Precisamos de tecnologia para fazer gestão pública baseada em dados e evidências, e o que estamos fazendo em São Paulo nesta gestão está dentro desse guarda-chuva que é o CITI. Nossa meta é justamente reunir tudo o que há de melhor em nosso país em ciência, tecnologia e inovação para criar o Vale do Silício brasileiro”, disse Patricia Ellen.

O Centro da Quarta Revolução Industrial terá sede no IPT, com o objetivo de desenvolver regulações e políticas públicas de tecnologias emergentes voltadas a indústria 4.0.

A criação do Centro da Quarta Revolução Industrial foi feito em agosto. A inauguração deve ocorrer no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro de 2020. A abertura do espaço na capital paulista será realizada durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em maio de 2020. A Bracell foi a primeira patrocinadora do projeto, e a farmacêutica AstraZeneca está em fase final de negociação.

Como parte da rede global do Fórum Econômico Mundial, as equipes trocarão conhecimento e acelerarão o processo global de adoção de tecnologia.

Inicialmente, o Centro da Quarta Revolução Industrial no Brasil atuará com políticas de dados, Indústria 4.0, Internet das Coisas, cidades inteligentes, robótica, Inteligência artificial e blockchain.

O programa piloto oferecerá diagnóstico de maturidade tecnológica, identificação de soluções simples e acessíveis para a Internet das Coisas, consultoria financeira e de gestão de pessoas e suporte financeiro realizado por entidades parceiras.

Centro e trinta pequenas e médias empresas deverão participar do projeto em sua fase inicial. Até 2021, a expectativa do programa é atender 2.000 empresas.

Sobre o IPT Open Experience

O IPT Open Experience é destinado a empresas de todos os portes e quaisquer setores econômicos que demandem soluções de alta intensidade tecnológica. A meta do programa é gerar novos produtos e soluções inovadoras por meio da conexão entre todos os elos da jornada da inovação em um único local.

O IPT Open Experience é a primeira fase do projeto CITI, que visa criar o Vale do Silício Brasileiro no Estado de São Paulo