Governo de SP anuncia stopover da Latam em Congonhas e Guarulhos

Companhia aérea é terceira a aderir a programa para incentivar permanência de turistas no Estado

seg, 02/12/2019 - 14h51 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria, o Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, e o CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, anunciaram nesta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, o serviço de stopover da companhia aérea nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

“O stopover representa um novo passo adiante para a geração do movimento turístico aqui no Estado de São Paulo, mais especificamente na capital. O maior portão internacional de entrada do país é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, sucedido pelo Aeroporto de Viracopos. Agora, com o stopover, ganha a economia paulista com mais turismo, mais frequência na ocupação de hotéis e serviços da capital”, disse o Governador.

A partir de meados de dezembro, os passageiros da empresa que desejarem estender a conexão, na ida ou volta de viagens domésticas e internacionais, poderão ficar na cidade por até três dias sem custo adicional.

“Esse é mais um resultado positivo do programa São Paulo Pra Todos, que tem entre seus compromissos a promoção do stopover em todo o Estado. Ao oferecer ao turista a chance de fazer uma parada, damos a ele tempo para conhecer a cidade e até visitar outros destinos. Isso pode estimular ainda mais o turismo paulista, que já cresceu 7,7% no primeiro semestre e mais de 10% apenas em setembro, muito acima de toda a economia do país”, disse Lummertz.

“A parceria com o Governo do Estado de São Paulo nos permite colaborar com o desenvolvimento do turismo de negócios e lazer, conectando São Paulo dentro e fora do país. A Latam traz para esse projeto um produto potente. Nossa malha aérea permite ao passageiro usufruir de uma ampla conectividade em voos internacionais e nacionais. Somos a única companhia que permite ao passageiro conectar-se, por exemplo, de Bauru a Tel Aviv com parada para conhecer os vários atrativos da capital”, afirmou Cadier.

Sobre o stopover

Para adquirir o serviço pelo site latam.com, o cliente deve selecionar a opção ‘stopover em São Paulo’ na caixa de compra. Em seguida, precisa escolher se deseja fazer a parada na ida ou na volta, e o tempo de permanência, no campo ‘duração’. A partir daí, é só continuar o passo-a-passo para finalizar a compra dos voos.

A opção pelo serviço de stopover também estará disponível para vendas por meio das agências de viagens e da central de vendas da Latam.

São Paulo Pra Todos

Lançado em fevereiro, o programa ‘São Paulo Pra Todos’ reduziu a alíquota do ICMS que incide sobre o querosene de aviação no Estado, de 25% para 12%. Segundo estudos do setor, o combustível representa em torno de 40% do custo operacional total das empresas.

Com a redução do imposto, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares. Como resultado, já foram anunciadas mais de 700 novas frequências semanais em São Paulo, das quais 605 em operação, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas.

A Latam já aumentou em 238 os voos semanais a partir de Guarulhos e Congonhas, projetando ainda mais a conectividade entre a capital paulista e destinos como Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Manaus (AM), São Luís (MA), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte/Confins (MG), Foz do Iguaçu (PR) e Cuiabá (MT), além da criação da rota Guarulhos – Navegantes (SC).

A companhia também vai exibir em suas aeronaves o vídeo da campanha de marketing do Governo de São Paulo, que mostrará atrativos turísticos do Estado a passageiros dos voos internacionais que chegarem a Guarulhos durante o mês de dezembro.