Governo de SP anuncia 20 Centros de Longevidade Ativa

Novos equipamentos vão oferecer ações de acolhimento, atendimento e inclusão a pessoas com 50 anos ou mais

sex, 01/10/2021 - 12h43 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (1º), a criação de 20 novos Centros de Longevidade Ativa para a população acima de 50 anos. O Governo de SP vai investir um total de R$ 16 milhões nos novos equipamentos com atenção voltada à qualidade de vida e longevidade. O anúncio foi realizado durante a abertura do III Longevidade Expo + Fórum, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

“O Logenvidade Expo + Fórum, em 2019, nos ajudou a direcionar melhor as posições do Governo do Estado de SP em todas as áreas, transversalmente, na proteção, amparo e respeito às pessoas idosas aqui no Estado de SP. E a contribuição desse evento tem sido materializada pelo Governo de SP”, destacou Doria.

O Centro de Longevidade Ativa será um espaço com serviços voltados ao acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com 50 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. Além das atividades de convivência, haverá ainda ações que vão promover a inclusão produtiva, novas carreiras e empreendedorismo entres os idosos, incluindo apoio à qualificação e formação, além de atividades envolvendo tecnologia.

A iniciativa faz parte do programa SP Amigo do Idoso, que tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas, fortalecendo o papel social do idoso e contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento. Além dos CLAs, o programa é composto por uma ampla rede de equipamentos voltados à atenção aos idosos. Apenas nesta gestão, o Governo de SP já atingiu a marca de 54 unidades entregues, sendo 45 novos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e 7 Centros Dia do Idoso (CDIs), e a revitalização de 2 CCIs (Bastos e Sete Barras). O SP Amigo do Idodos conta ainda com o Projeto Longevidade, que promove ações para a inclusão produtiva e digital para a população acima de 50 anos de baixa renda.

“Políticas públicas inovadoras e que ampliem as oportunidades de inclusão digital, produtiva e social, além de formação, convivência e qualidade de vida, são essenciais para a promoção do desenvolvimento da sociedade paulista”, destacou Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes os secretários da Saúde, Jean Gorinchteyn; da Pessoa com Deficiência, Célia Leão; e de Habitação, Flávio Amary.

O evento realizado no Palácio dos Bandeirante abriu o III Longevidade Expo + Fórum, que realiza a II Maratona Digital da Longevidade, com palestras e painéis de discussão relacionados ao envelhecimento ativo. A programação completa pode ser conferida no site www.longevidade.com.br

Homenagem ao setor jurídico

Na manhã desta sexta, o Governador João Doria realizou ainda a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico a 11 personalidades ligadas ao Direito.

Francisco Clementino de San Tiago Dantas (homenagem póstuma)
José Antonio Dias Toffoli, Ministro do STF
Arnoldo Wald, Sócio Fundador do Wald, Antunes, Vita e Blattener Advogados
Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do STJ
Luís Felipe Salomão, Ministro do STJ
Patricia Iglesias, presidente da CETESB
Felipe Santa Cruz, Presidente OAB Nacional
Caio Augusto Silva dos Santos, Presidente OAB SP
Henrique de Almeida Ávila, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça
Luiz Flavio Borges D’Urso, Advogado e Ex Presidente da OAB
Marcos Vinicius Furtado Coelho, Membro Honorário Vitalício da OAB