Governo de SP abre 163 novos leitos para atendimento de casos graves de COVID-19

Hospital das Clínicas realiza operação para disponibilizar mais 133 leitos no Instituto Central e outros 30 no Hospital Auxiliar de Suzano

qua, 31/03/2021 - 13h41 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (31) a instalação de 163 novos leitos no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) para atendimentos de casos de COVID-19. Serão mais 58 vagas de UTI e 75 de enfermaria no Instituto Central (ICHC) e mais 10 de UTI e 20 de enfermaria no Hospital Auxiliar de Suzano (HAS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Suzano.

“O Hospital das Clínicas, o maior centro médico da America Latina, abre 163 novos leitos para o atendimento ao Covid-19 em parceria com a iniciativa privada. Quero agradecer aos profissionais de saúde, aos prestadores de serviço do Hospital das Clínicas, um exemplo de atendimento e de superação para salvarem vidas”, disse Doria.

Com esse incremento, o HCFMSUP passará a contar com 628 leitos exclusivos para atendimento de casos graves de COVID-19, sendo 268 de UTI e 360 de enfermaria. Para isso, contará ainda com a doação de R$ 5,4 milhões das empresas BTG Pactual, Eurofarma, Cosan e Instituto EDP para a contratação de profissionais da saúde.

Além disso, nos últimos dias, o HCFMUSP tomou medidas emergenciais visando garantir o atendimento dos casos que chegam via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Central de Regulação de Urgências e Emergências (CRUE) e que aumentaram exponencialmente. Para isso, tem realizado remanejamentos na destinação de leitos em todo o complexo, de acordo com a disponibilidade e com a capacidade de recursos humanos.

“Eu gostaria de fazer um pedido em nome dos nossos 24 mil funcionários que continuam trabalhando com brilho nos olhos desde o início, distanciamento social, máscara, álcool gel e fique em casa, porque apenas desta maneira vamos conseguir evitar o contágio e vencer esse inimigo”, falou Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do HCFMUSP.

Em março de 2020, o HCFMUSP já havia realizado uma megaoperação liberando todos os leitos do Instituto Central para atendimento COVID-19 e tornando-se, portanto, referência em atendimento para os casos graves da doença em São Paulo. Essa iniciativa permitiu que a rede pública de saúde estadual ganhasse tempo para se estruturar e ampliar a quantidade de vagas pelo SUS.

Mais profissionais da saúde

Para a operação dos novos leitos, o HCFMUSP também está reforçando seus recursos humanos em parceria com as empresas BTG Pactual, Eurofarma, Cosan e Instituto EDP, que realizaram um aporte de R$ 5,4 milhões para recrutamento de profissionais da saúde. Serão 386 fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados para atuar nos leitos de UTI e de enfermaria voltados aos casos COVID-19. Com esse recurso, também será possível custear 790 plantões médicos de 12 horas.

Vimeo:
https://vimeo.com/531376392

SoundCloud:
https://soundcloud.com/governosp/coletiva-governador-de-sp-joao-doria-e-secretarios-palacio-dos-bandeirantes-310321