Governo de São Paulo transfere experiência do Acessa SP para a Macedônia

O governador Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, assinaram protocolo de intenções durante reunião no Palácio dos Bandeirantes

ter, 23/04/2013 - 17h43 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vai partilhar com a República da Macedônia a experiência e conhecimento de um dos principais programas latino-americanos de inclusão digital, o Acessa SP, por meio de um acordo de cooperação entre os dois governos. A assinatura do protocolo de intenções aconteceu durante reunião entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, nesta terça-feira, 23 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Participaram também do encontro o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

“A visita do premiê Nikola Gruevski é um marco nas relações econômicas, culturais e sociais entre Macedônia e Brasil”, afirmou o governador Alckmin.

Em termos práticos, a cooperação prevê que São Paulo transfira conhecimento à Macedônia para que seja reproduzido no país o Acessa SP. Sendo um dos países europeus que mais investe em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o primeiro país do mundo a atingir cobertura integral de wireless, a instalação do Acessa São Paulo irá promover a erradicação da exclusão digital, com a promoção do acesso democrático e gratuito às tecnologias de informação e comunicação. Seguindo o exemplo paulista, isso será concretizado pela promoção da interação com a comunidade por meio de cursos, da acessibilidade de pessoas com deficiência e de monitores especializados para orientar os usuários.

Uma característica do Acessa SP que gerou interesse é a produção de conteúdo digital e não digital para a capacitação e informação da população, como os minicursos que tratam dos mais variados assuntos, entre eles: Dicas para uma vida sustentável, Como preparar um currículo, Controle suas Finanças Pessoais, e outros. Os minicursos são gratuitos e divididos entre três a cinco aulas, sendo que nenhuma leva mais do que 15 minutos.

Além disso, as parcerias com instituições de ensino como a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, que é co-responsável por diversas atividades desenvolvidas pelo programa, e o estabelecimento de acordos e parcerias entre as diferentes agências governamentais, secretarias e prefeituras também foram objetos de interesse da Macedônia.

“O Ministério da Sociedade de Informação e Administração da Macedônia tem estudado o Acessa São Paulo ao longo dos últimos meses e reconhecido sua originalidade. Ficamos satisfeitos quando as marcas de São Paulo são exportadas para o mundo”, afirma o assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

Costa Rica

O programa Acessa SP também foi apresentado a representantes do Governo da Costa Rica, em 5 de abril de 2013, em busca de iniciativas de sucesso na área de inclusão digital. Segundo o coordenador da Comissão Nacional do Trabalho da Costa Rica, Jorge Azofeifa, “o Acessa SP é uma excelente referência por ser um programa moderno, eficiente e produtivo”.

Sobre o Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que já ultrapassou a marca de 68,8 milhões de atendimentos.

Desde a sua fundação, em 2000, são 2,6 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 698 postos em funcionamento em 548 municípios, com mais de 6,3 mil computadores e 1,1 mil monitores para ajudar as pessoas a usar o computador e realizar diversas atividades: pesquisas escolares, busca de trabalho, leitura de notícias, redes sociais, e-mails, acesso a serviços de governo, entre outras.

Comunicação Internacional do Governo de São Paulo
(11) 2193-8840