Governo de São Paulo inaugura sede do Escritório Regional de Itapeva

O escritório da nova Região Administrativa (RA) tem como objetivo atender mais rapidamente as demandas locais, aproximando os órgãos do Governo à região

qua, 12/11/2014 - 17h28 | Do Portal do Governo

O governador em exercício Samuel Moreira inaugurou nesta quarta-feira, 12, o 16º Escritório Regional de Planejamento (ERPLAN), em Itapeva. Formada por 32 municípios que antes integravam a 4ª Região, de Sorocaba, a nova RA tem como objetivo aproximar os órgãos do Governo à região, melhorando a qualidade dos serviços públicos e promovendo o desenvolvimento regional de forma mais célere.

“Esse escritório representa a descentralização e o fortalecimento dos municipios, política que acreditamos muito”, disse Samuel Moreira. O governador em exercício também destacou importantes investimentos do Governo na região. “Melhoramos a pavimentação da estrada entre Ribeirão Branco e Apiaí, e temos também programado para dezembro a licitação da estrada entre Capão Bonito, Guapiara, Apiaí e Ribeira, até a divisa com o Paraná. São R$ 583 milhões para a modernização, recuperação, acostamento e terceira faixa da Rodovia Bunjiro Nakao”, informou Moreira.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, esteve presente na inauguração e reforçou a proximidade do Estado com os municípios. “O Governo de São Paulo sabe das necessidades da região e conhece as dificuldades de todas as regiões do Estado. Estamos trabalhando e nos esforçando para promover o desenvolvimento de forma criativa e inovadora, ainda mais desta nova região administrativa. Como exemplo, citamos o contrato de financiamento firmado ontem pelo governador Geraldo Alckmin com a seguradora do Banco Mundial, a MIGA, para modernizar as estradas do interior, o que gera empregos e fomenta a economia, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.”

A principal atividade econômica da região é a produção de minérios, em que se destaca como a maior produtora do Estado. É também um importante celeiro agrícola. Como grande produtora de grãos, é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio e da agroindústria paulista, ao mesmo tempo em que concentra as principais áreas de reflorestamento de São Paulo.

Itapeva também abriga uma unidade da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), seis Etecs (Escola Técnica Estadual) e uma Santa Casa, responsável pelo atendimento de casos complexos de saúde das cidades da região. O Estado também esta levando uma unidade regional da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Para isso, transferiu R$ 6,2 milhões para instalação e reforma da Santa Casa.

Municípios da região de Itapeva: Angatuba, Apiaí, Arandu, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá.

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional
Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8366 / 8059
imprensa@planejamento.sp.gov.br