Governo de São Paulo e Prefeitura de Botucatu firmam convênio para instalação da primeira Pinacoteca do interior

Antigo Fórum da cidade será reformado para abrigar, em 2,8 mil m², a nova Pinacoteca e o MAC Itajahy Martins, hoje sediado no Espaço Cultural

qua, 26/12/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin formalizou nesta quarta-feira (26/12) o convênio que vai possibilitar a instalação da primeira unidade da Pinacoteca do Estado no interior paulista. A formalização foi feita por meio da Secretaria da Cultura e a Prefeitura de Botucatu. A cerimônia ocorreu em frente ao antigo Fórum da cidade, que será reformado para receber a Pinacoteca Botucatu. Ao todo, o Estado repassará R$ 11 milhões ao município, responsável pela realização das obras de reforma e adaptação do edifício, que abrigará também o Museu da Arte Contemporânea Itajahy Martins.

“Esperamos em 16 meses entregar tudo pronto, o restauro completo dessa obra de Ramos de Azevedo e a implantação da Pinacoteca do Estado em Botucatu, a primeira do interior de São Paulo”, destacou o governador.

A interiorização de ações é uma das prioridades estabelecidas por Alckmin para a Secretaria de Estado da Cultura. Com a instalação da Pinacoteca Botucatu, em parceria com a Prefeitura da cidade, o Governo do Estado cria um equipamento museológico que proporcionará a ampliação do acesso da população paulista a bens culturais de alta qualidade. A previsão é de que o novo edifício seja inaugurado no primeiro semestre de 2014, quando o edifício completa 90 anos e o MAC Itajahy Martins chega aos 30 anos desde sua fundação.

Projeto

O prédio do antigo Fórum tem área total construída de 2.878 m², com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos. Foi projetado na década de 1920 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque da Luz, e o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca, ambos no centro da capital paulista.

Segundo o projeto proposto, o MAC Itajahy Martins será instalado no térreo do edifício. A tradicional instituição museológica da cidade, hoje localizada no Espaço Cultural, tem cerca de 300 obras de importantes artistas nacionais e internacionais, com grande potencial de dialogar com o acervo da Pinacoteca. Ficarão no térreo também a recepção, bilheteria, café, loja e espaço para atividades educativas.

No primeiro andar ficará a área expositiva da Pinacoteca e mais um espaço educativo. No segundo pavimento será instalada a área administrativa. Já o subsolo do edifício será utilizado como área de serviços internos.

A Pinacoteca de Botucatu receberá, periodicamente, parte do acervo da Pinacoteca do Estado. A proposta é que o grande salão do júri do primeiro pavimento seja ocupado com uma exposição de longa duração, tendo como tema o panorama da arte brasileira da segunda metade do século XIX até os dias atuais. As salas menores deste andar serão utilizadas para exposições temporárias de fotografia e gravura.

Educativo

O projeto de instalação da Pinacoteca de Botucatu inclui a continuidade das ações educativas iniciadas em 2012, em parceria entre Pinacoteca do Estado e o MAC Itajahy Martins. As atividades incluíram a capacitação de professores da rede pública e particular, treinamento de educadores e realização de uma exposição conjunta de gravuras, que recebeu cerca de dois mil estudantes entre agosto e dezembro.

Com a reforma do antigo Fórum, as atividades educativas poderão se concentrar também sobre a questão do patrimônio histórico e sua preservação. Quando o edifício estiver pronto, a expectativa é de que estas atividades beneficiem as cidades distantes até 100 quilômetros de Botucatu. 

Convênio

A primeira parcela do convênio, no valor de R$ 2 milhões, será repassada à Prefeitura ainda em 2012. A contrapartida da Prefeitura será a instalação da expografia do museu e o custeio da nova Pinacoteca.

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de Imprensa

Renata Beltrão – (11) 2627-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br

Amanda Sena –  (11) 2627-8169 – asena@sp.gov.br

Amanda Ventura –  (11) 2627-8164 – amandav.cultura@gmail.com

Giulianna Correia –  (11) 2627-8243 – giu.correia@gmail.com

Juliana Petroni –  (11) 2627-8070 – jpetroni@sp.gov.br

Lígia Gama –  (11) 2627-8164 – lgama@sp.gov.br

Natália Inzinna –  (11) 2627-8162 – ninzinna@sp.gov.br

Prefeitura de Botucatu

 

Secretaria Municipal de Comunicação

Carlos Pessoa – (14) 3811-1505 –  (14) 9781-0362

carlos.pessoa@botucatu.sp.gov.br