Governo de São Paulo destina 58 respiradores para os DRSs de Franca e Ribeirão Preto

Equipamentos permitem ampliar a capacidade de atendimento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus

sex, 10/07/2020 - 16h39 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) o envio de 58 respiradores para a Santa Casa de Franca (37), o Hospital São Lucas (15) e o Hospital Santa Lídia (6), ambos de Ribeirão Preto. Esse incremento na capacidade hospitalar é fundamental para garantir atendimento aos pacientes graves atingidos pelo novo coronavírus, especialmente nos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) que estão classificadas na fase vermelha do Plano São Paulo. Atualmente, Ribeirão Preto apresenta 88% de taxa de ocupação de leitos de UTI e Franca está com 85%.

“Seguimos avançando com o Plano São Paulo. Essas regiões conseguem hoje ter uma melhora nos seus cenários e, para que sigam assim, é fundamental que possam seguir com responsabilidade, seguir cumprindo as regras do plano, para continuar tendo essa melhora na evolução do quadro da pandemia no Estado de São Paulo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

As regiões que seguem na fase vermelha estão recebendo investimento do Governo do Estado para aumentar a sua capacidade hospitalar. O DRS de Campinas, por exemplo, ganhou essa semana um reforço na sua rede de atendimento, com a destinação de leitos do hospital de campanha do Ibirapuera para atender pacientes dessa região, preferencialmente, e de outras regiões do Estado de São Paulo, se necessário.

No Estado de São Paulo, o número de leitos de UTI mais do que dobrou – passou de 3,6 mil para 8,1 mil, que contaram com mais de 2,4 mil novos respiradores destinados a serviços do SUS de SP.