São Paulo e França reforçam cooperação bilateral

Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, se reuniu com o Governador João Doria no Palácio dos Bandeirantes

ter, 30/07/2019 - 19h41 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria se reuniu, nesta terça-feira (30), com o Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, que esteve pela primeira vez em São Paulo. Foram estabelecidos sete pontos centrais no encontro: meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, agricultura, comércio exterior e infraestrutura com foco em desestatização.

“São Paulo é signatário do acordo de Paris de 2015, que aqui o Ministro viu de forma muito enfática. Nós seguimos rigorosamente os termos desse acordo e vamos avançar no programa de cooperação na área ambiental já a partir da próxima semana, com o entendimento com a diplomacia francesa”, comentou o Governador em coletiva de imprensa após a reunião diplomática.

O Acordo de Paris é um compromisso internacional aprovado por 195 países durante a COP21, com objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.

“Fiz questão de terminar essa viagem pelo Estado e pela cidade de São Paulo, porque ambos declararam e reiteraram a ligação e o respeito aos acordos de Paris”, destacou o Ministro Jean Yves Le Drian. “Nós temos especial apreço pela participação e comprometimento de São Paulo em todas as ações de proteção do meio ambiente e desenvolvimento de novas políticas”, comentou o Ministro, destacando um dos pontos centrais do Governador em relação à sustentabilidade, focando transição ecológica em articulação com a transição econômica.

Participaram também do encontro Frédéric Doré, Diretor das Américas e Caribe do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros; Brieuc Pont, Cônsul-Geral da França em São Paulo; Simond de Galbert, Conselheiro do Gabinete do Ministro para Américas e Assuntos Estratégicos; Olivier Rémond, Ministro-Conselheiro Encarregado de Assuntos Econômicos da Embaixada da França no Brasil; e Nicolas Laitselart, Cônsul-Adjunto, Adido de Imprensa.