Governador participa do anúncio da nova fábrica da Randon

Nova planta industrial será instalada em Araraquara e deve estar em pleno funcionamento em 2017; unidade gerará dois mil empregos

seg, 10/12/2012 - 19h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 10, do anúncio da nova fábrica da Randon, em Araraquara. O novo empreendimento, que teve o apoio da Investe São Paulo, prevê investimentos de até R$ 500 milhões e deve estar em pleno funcionamento em 2017, gerando cerca de 2 mil empregos.

“Hoje é um dia de muita alegria porque estamos anunciando um grande investimento que vai gerar emprego e desenvolvimento para Araraquara. Importante para a região, importante para São Paulo”, ressaltou Alckmin.

A Investe SP começou a atender a Randon em junho de 2011, contribuindo para que a empresa localizasse um terreno adequado para atender às suas necessidades de expansão. Para isso, representantes da agência visitaram terrenos, juntamente com funcionários da empresa, em mais de 15 municípios paulistas.

Entre as cidades avaliadas, Araraquara foi escolhida por ser um pólo ferroviário e canavieiro e conta com uma infraestrutura adequada, com acesso ferroviário e rodoviário, além de disponibilidade de mão de obra. Atualmente, a Randon atende a aproximadamente um terço da demanda nacional de vagões de carga, fabricados até agora em Caxias do Sul, cidade que não dispõe de ferrovia.

Outro fato relevante na escolha do local da nova unidade é a vocação do Estado de São Paulo para o plantio de cana-de-açucar. A Randon produz, hoje, semirreboques canavieiros no Rio Grande do Sul, mas o Estado não possui safra representativa de cana. Por isso, a empresa optou por passar a fabricar esses implementos rodoviários em São Paulo.

A tendência, então, é que se transfira a produção de vagões e semirreboques canavieiros de Caxias do Sul para o novo complexo da empresa, em Araraquara. A Investe SP também está assessorando a empresa na obtenção das licenças ambientais, nos trâmites tributários e de infraestrutura.

Da Investe SP