Governador participa da formatura de 107 novos papiloscopistas

Os profissionais, especializados em identificação por meio de impressões digitais, reforçarão o Instituto de Identificação

sex, 13/06/2014 - 17h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 13, da formatura de 107 papiloscopistas, responsáveis pelo processo de identificação por meio de impressões digitais. Os novos policiais reforçarão o efetivo do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), na região central da capital.

“Polícia é arte e ciência. Como arte é vocação. Precisa ter coragem, espírito público e dedicação. Como ciência, precisa ter preparo, estudo e profissionalismo, permanentemente, para ter o melhor resultado”, afirmou o governador aos formandos.

“Estamos investindo em recursos humanos, com policiais cada vez mais valorizados e mais fortalecidos. Em tecnologia, com melhores equipamentos. Em inteligência e integração de todos esse trabalho. E o papiloscopista é fundamental”, ressaltou Alckmin.

O concurso que selecionou os papiloscopistas recebeu 77.628 inscrições. Os profissionais – 81 homens e 26 mulheres – passaram por um curso de formação na Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, que teve duração de quatro meses, incluindo um mês de estágio probatório.

Ao longo das aulas práticas e teóricas, os policiais tiveram disciplinas de armamento e tiro, noções de documentoscopia, identificação veicular, direitos humanos, inteligência policial, socorros de urgência, polícia comunitária, entre outras. Os papiloscopistas também passaram por 40 horas de palestras.

Reforço

Desde 2011, o Governo do Estado contratou cerca de 14 mil policiais, entre civis, militares e técnico-científicos. Somente neste ano, o efetivo das polícias foi reforçado por quase 2 mil novos contratados, com 1.190 policiais militares, 224 técnico-científicos e 526 civis, incluindo esta turma de papiloscopistas.

Além disso, existem outros 15 concursos públicos em aberto, com 13.445 vagas para reforçar as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

As vagas são para 4 mil soldados de 2ª classe (divididos em dois concursos), 220 oficiais da PM, 5 mil oficiais administrativos da PM, 1.384 investigadores, 1.032 escrivães (em dois concursos), 129 delegados, 89 atendentes de necrotério, 447 peritos criminais, 140 médicos legistas, 120 fotógrafos, 55 desenhistas, 145 auxiliares de necropsia, 600 oficiais administrativos da Polícia Técnico-Científica e 84 técnicos de laboratório.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685