Governador Márcio França participa da passagem do Comando Geral da PM

Nomeações de oficiais de saúde foram anunciadas pelo governador durante o evento; serão chamados 37 médicos, 39 dentistas e 7 veterinários

sex, 04/05/2018 - 13h52 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França participou nesta sexta-feira, 4, da passagem do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O coronel Marcelo Vieira Salles é o novo comandante-geral da corporação. Ele substitui o coronel Nivaldo Cesar Restivo, que estava à frente da corporação desde março de 2017.

“Quero cumprimentar o coronel que deixa esse comando de maneira honrada, tendo cumprido brilhantemente sua missão. Coronel Nivaldo cumpriu sua jornada. Foi dedicado, honrado: um exemplo para sua tropa e todos aqueles que conviveram com ele”, agradeceu o governador.

O coronel Salles ingressou na instituição aos 17 anos, em 1985, como aluno-oficial da Academia do Barro Branco. A nomeação foi publicada no dia 26 de abril, no Diário Oficial.

“A farda que vocês vestem é uma extensão da bandeira do Estado de São Paulo. Temos muito orgulho da tarefa que cumprem todos os dias. A nomeação de um comandante-geral é menos importante do que o trabalho que todos vocês fazem diariamente. É um trabalho difícil, mas quem o faz por vocação honra a farda”, comentou.

Filho de subtenente, Salles é casado e tem um filho. Especialista em tropa montada e controle de distúrbios civis, é bacharel em Direito, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foi ajudante-de-ordens do governador Geraldo Alckmin.

Até ser indicado para o novo cargo, o coronel chefiava o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5 (CPA/M-5), responsável pela zona oeste da capital. De fevereiro a agosto de 2017, esteve à frente da Cavalaria, por onde já havia passado diversas vezes.

No Regimento de Polícia Montada (RPMon), Salles – ainda tenente – atuou como comandante de pelotão e foi chefe da seção de “doma, picaria e volteio”. Promovido a capitão, passou por todos os esquadrões da unidade, da qual seria coordenador operacional anos mais tarde.

Antes de assumir a Cavalaria, Marcelo Salles respondeu interinamente pela função de coordenador da Defesa Civil e de secretário-chefe da Casa Militar (CMil). Lá, foi chefe de gabinete e diretor do departamento de segurança.

Subcomandante

O coronel Fernando Alencar Medeiros foi indicado ao cargo de subcomandante da Polícia Militar. O policial ingressou na instituição em 1985. Ele substitui no cargo o também coronel Mauro Ricciarelli.

Antigo comandante-geral

O coronel Nivaldo Cesar Restivo ingressou na Polícia Militar em 1982. Entre outras unidades, chefiou os comandos de Choque e de Trânsito e foi responsável pelo policiamento da zona sul da capital. Também atuou na corregedoria da instituição. Desde março de 2017, comandava a Polícia Militar.

Nomeações de oficiais de saúde

O governador Márcio França anunciou a convocação de 83 oficiais de saúde, sendo 37 médicos e 39 dentistas para atuar no atendimento aos policiais militares em todo o Estado. Os profissionais prestarão serviço nas 149 unidades de saúde existentes na capital e em todo o Estado (hospital, centro odontológico e demais unidades de saúde junto a diversas OPM). Além, também, de 7 veterinários que atuarão nas unidades que dispõem de canis e do apoio de policiamento a cavalo.

Os profissionais médicos que estão sendo nomeados são remanescentes de concurso público realizado de 24 de março a 29 de novembro de 2017, e os dentistas e veterinários foram selecionados por concurso realizado de 5 de julho de 2014 a 5 de fevereiro de 2015.

As nomeações beneficiarão tanto os policiais do serviço ativo, como também aos inativos, sendo a sociedade beneficiada por dispor do serviço de profissionais com a saúde em dia, bem como será garantido o atendimento adequado aos cães e cavalos empregados no policiamento, garantindo condições adequadas para o seu desempenho funcional.

Com salário inicial de R$ 6.705,22, estes profissionais começam a exercer as suas funções de imediato na condição de Oficial Estagiário (2º Ten) e neste período realizam um estágio de adaptação com duração aproximada de 5 meses.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685