Governador Márcio França oferece ajuda às vítimas de incêndio na capital

Habitação disponibilizará auxílio-moradia às famílias cadastradas pela Prefeitura; donativos estão sendo arrecadados no Memorial da AL

ter, 01/05/2018 - 16h20 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França esteve nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Paissandu, centro da capital paulista, onde um edifício de 26 andares desabou após pegar fogo. França acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate às chamas e de busca por vítimas nos escombros. “Os bombeiros chegaram muito rápido ao local e graças a Deus conseguiram tirar a maior parte das pessoas”, declarou.

Cerca de 160 homens do Corpo de Bombeiros, com apoio de 57 viaturas, trabalharam para debelar as chamas no prédio localizado na rua Antônio de Godoy, no centro da capital. Às 16h, eles faziam o resfriamento do local dos escombros e, com a ajuda de cães farejadores, buscavam possíveis vítimas.

A Defesa Civil estadual está no Largo do Paissandu apoiando o trabalho de assistência aos desalojados. Ainda de madrugada, houve distribuição de água, colchões, cobertores e cestas básicas. Também foram instalados banheiros químicos. “Estamos acompanhando junto com a Defesa Civil Municipal o cadastramento dos moradores e o encaminhamento ao abrigo da Rua Prates dos que não tiverem condições de ir para casa de parentes”, informou o capitão Alberto Luís Silva, da Defesa Civil.

O governador Márcio França também anunciou que a Secretaria Estadual da Habitação disponibilizará auxílio-moradia para as famílias cadastradas pela Prefeitura. O benefício será de R$ 1.200 no primeiro mês e de R$ 400 a partir do segundo, pago por um período de 12 meses. O atendimento habitacional definitivo será definido futuramente com a administração municipal.

Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado de São Paulo construiu 120 mil moradias e outras 41 mil estão em obras. Na capital, o destaque é a execução da PPP do Centro, que prevê a construção de 3.683 moradias. As primeiras 400 unidades já foram concluídas.

Arrecadação de donativos

O Memorial da América Latina e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) se uniram para ajudar as famílias desalojadas após o incêndio. As instituições estão recebendo doações de roupas em bom estado e produtos de higiene pessoal. Quem tiver interesse em ajudar deve entregar o material no Portão 8 do Memorial da América Latina, que fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda – ao lado do terminal de Metrô, CPTM e ônibus da Barra Funda.

O posto de doação ficará aberto nesta terça-feira até as 18h e, durante a semana, diariamente das 12h às 18h. “Nos unimos ao Fundo Social de Solidariedade nesse momento em que uma tragédia atingiu também muitos irmãos da América Latina”, disse a diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), Priscila Franco, que está respondendo pela presidência do Memorial. Muitos moradores do prédio destruído pelas chamas são imigrantes de países vizinhos ao Brasil.