Governador Márcio França certifica novos Municípios de Interesse Turístico

Em Aparecida, França inaugurou obras de pavimentação, drenagem, sinalização, calçadas, iluminação, paisagismo e mobiliário urbano

seg, 30/04/2018 - 21h25 | Do Portal do Governo

Seis municípios receberam do governador Márcio França, nesta segunda-feira, 30, em Aparecida, os seus certificados de Município de Interesse Turístico (MIT). Monteiro Lobato, Paraibuna, Jacareí, Igaratá, Cachoeira Paulista e Queluz compõem um grupo de 46 novos municípios que passarão a ter direito a mais de R$ 594 mil, em 2018, para obras de infraestrutura turística, mediante convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria Estadual de Turismo.

O governador Márcio França – que ontem recebeu o título de Cidadão Honorário e Benemérito Aparecidense – lembrou que foi o primeiro secretário de Turismo do Estado de São Paulo e, nessa função, o responsável pela criação dos MITs.

“Os Municípios de Interesse Turístico são uma concepção moderna de turismo”, explicou o governador. “A visão antiga pensava que só atrairiam turistas as cidades com praia ou outro atrativo natural. Já a visão moderna sabe que o turismo é uma atividade eminentemente econômica. Toda cidade que recebe pessoas, por qualquer motivo, pode explorar sua vocação turística”, disse França.

Para ser MIT, os municípios preencheram alguns critérios descritos no Projeto de Lei nº 1148/2017, aprovado pela Assembleia Legislativa (ALESP). Todos têm de possuir Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica e Plano Diretor de Turismo. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo, uma atividade que, no Brasil e no mundo, é grande geradora de emprego e renda.

As cidades de Igaratá e Cachoeira Paulista deram início ao processo na ALESP em 2015; as demais, em 2017. Os processos já analisados pela ALESP foram encaminhados para a apreciação técnica da Secretaria Estadual de Turismo entre novembro e dezembro de 2017.

Em Aparecida, o governador Márcio França entregou a revitalização da avenida Zezé Valadão, uma obra do DADETUR que compreende serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, calçadas, iluminação, paisagismo e mobiliário urbano. Foram investidos, no total, R$ 2,5 milhões.

MITs na região de Ribeirão Preto

Nesta segunda-feira, o governador participou da cerimônia de abertura da AGRISHOW (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto. Lá, também certificou novos MITs da região: Sertãozinho, Ituverava, Miguelópolis, Orlândia e Patrocínio Paulista.

Secretaria do Turismo
Assessoria de Imprensa
(11) 3718-6568