Governador libera passagem de veículos e pedestres na Ponte Pênsil, em São Vicente

Acesso ao município de Praia Grande e ao Litoral Sul será realizado de forma mais rápida, beneficiando a população; ponte foi a primeira desta modalidade construída no Brasil

sex, 30/10/2015 - 12h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin liberou nesta sexta-feira, 30, em São Vicente, o tráfego de veículos e pedestres pela Ponte Pênsil. O acesso entre os municípios de São Vicente e Praia Grande era realizado pela Ponte do Mar Pequeno durante o período de obras. Com essa liberação, a ligação entre as duas cidades e ao Litoral Sul será realizada de forma mais rápida, diminuindo o tempo de percurso dos habitantes da região.

“Estamos abrindo ao tráfego a Ponte Pênsil, uma obra de grande valor para a engenharia brasileira. Essa é a primeira ponte pênsil do país. Quando ela foi projetada, nem concreto armado tinha. Tem um grande significado para São Vicente, para a Baixada Santista e para todo o país”, destacou o governador. “O restauro foi feito com segurança para os que transitam pela ponte. Foi separado também para o pedestre, com acessibilidade”, afirmou Alckmin.

As obras de melhorias e reforma da Ponte Pênsil contaram com a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. O investimento nas intervenções foi de R$ 33,1 milhões, do Governo do Estado.

Em decorrência dos cabos de aço originais estarem com coeficiente de segurança reduzido, devido à ruptura de fios por corrosão, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) recomendou a troca dos cabos. Durante toda a obra, a ponte foi monitorada por meio de topografia e instrumentação instalada nas torres e em outros elementos, por meio de instrumentos eletrônicos que permitiam leituras no canteiro e no IPT.

Pela primeira vez, desde sua construção em 1914, a Ponte Pênsil teve seus 16 cabos de sustentação, que totalizam 256 metros de extensão, trocados. Para tanto, uma estrutura foi especialmente construída com o objetivo de manter os cabos provisórios até que o cabeamento definitivo, importado da Itália, fosse colocado.

Durante a reforma, também foram realizadas obras para reparos das torres, troca do antigo tabuleiro de madeira para um piso menos escorregadio e pintura mais resistente à corrosão (com jateamento).

Segurança aos motoristas e usuários

Nesta quarta-feira, 28, o IPT realizou testes de carga na Ponte Pênsil, para avaliação do comportamento da estrutura quando submetida ao tráfego de veículos pesados, como caminhões, por exemplo. Os testes foram considerados positivos e o instituto manterá o monitoramento do local. Vale lembrar que o tráfego de caminhões de carga não será permitido na Ponte Pênsil, salvo veículos de emergências.

Mais informações:
Secretaria de Logística e Transportes
(11) 3702-8115