Governador lança Programa de Intercâmbio 2013 do Centro Paula Souza

Edição deste ano beneficiará 510 alunos e 100 professores com estágio nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia

qua, 24/04/2013 - 20h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, 24, cerca de 100 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para o lançamento da edição 2013 do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Este ano, o programa vai contemplar 510 alunos e 100 professores que vão estudar nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. O investimento do Governo do Estado no programa é de R$ 10,1 milhões.

“Esse programa estimula, premia e aprimora. É um grande estimulo para os alunos estudarem mais e também para os professores”, ressaltou Alckmin. “É uma bela oportunidade de vida, além de ser um avanço importante aprender o inglês para a vida profissional no mundo globalizado”, completou.

O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Os pais dos intercambistas e diretores de Etecs e Fatecs também participaram da cerimônia.

Intercâmbio cultural

Os intercambistas farão curso intensivo de língua inglesa, com as despesas pagas, incluindo bolsa de estudos, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde, com exceção dos custos com passaporte e visto, que são responsabilidade dos participantes.

No dia 4 de maio, três grupos de alunos vão para as cidades norte-americanas de Boston, Honolulu e São Francisco. Em 18 de maio, mais três grupos embarcam para Chicago, Londres, na Inglaterra, e Auckland, na Nova Zelândia. Outros quatro grupos de alunos viajarão em 1º de junho para Boston, Glendora, Rancho Palos Verdes e São Francisco, nos Estados Unidos, totalizando 255 intercambistas, no primeiro semestre.

A seleção dos professores de inglês e de áreas diversas de Etecs e Fatecs que participarão do Programa de Intercâmbio em 2013 está em andamento. O embarque dos docentes está previsto para 29 de junho. O grupo de 50 docentes de inglês estudará em Londres, Inglaterra. Os 50 professores de áreas diversas serão divididos em dois grupos com destino para os Estados Unidos: 25 seguem para Chicago e 25 vão para São Francisco.

No segundo semestre, o programa vai contemplar mais 255 alunos de Etecs e Fatecs nos Estados Unidos.

O Centro Paula Souza oferece o intercâmbio pelo terceiro ano consecutivo. Nas duas últimas edições, foram contemplados 1.000 alunos de Etecs e Fatecs, 150 professores de inglês e 50 docentes de áreas técnicas.

Novidades em 2013

Nesta edição, além da inclusão da Nova Zelândia como destino de parte dos intercambistas, o programa conta com novidades que beneficiam os alunos participantes, pais e a equipe do Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento do intercâmbio cultural.

As escolas que vão receber os jovens possuem infraestrutura e metodologia de ensino mais modernas e sofisticadas. Entre os estudantes dessas unidades, apenas de 3% a 5% são brasileiros, o que proporciona aos alunos das Etecs e Fatecs contato com estudantes que não falam português. A carga horária de estudos foi ampliada de 20 horas para 25 horas semanais.

Entre as atividades extracurriculares das escolas estão passeios – para que os intercambistas tenham mais informações sobre a cidade – e visita a uma empresa da região. Serão promovidas gincanas para incentivar os alunos a conhecerem o local em que estão fazendo intercâmbio.

Em cada cidade com intercambistas de Etecs e Fatecs haverá um representante da Terramar Turismo e Eventos, empresa vencedora da licitação do intercâmbio cultural, exclusivamente para atender demandas do programa.

Por meio de um site, os pais dos alunos e os funcionários do Paula Souza responsáveis pelo programa poderão acompanhar de perto o intercâmbio. Esse sistema dará acesso aos cadastrados a documentos, cronograma de atividades, orientações, fotos e localização da escola e da casa em que o aluno estará hospedado.

Veja relatos e fotos dos intercambistas

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec – em 285 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes, nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3327-3009/3010