Governador lança edital do trem que ligará São Paulo ao aeroporto de Cumbica

Com 11 quilômetros de extensão, a Linha 13-Jade oferecerá acesso mais rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos

qui, 06/12/2012 - 17h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 6, o edital de pré-qualificação da futura Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A pré-qualificação dá início ao processo licitatório para contratar a empresa que executará as obras de implantação da nova linha, que atenderá a região de Guarulhos e o Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica).

“Nós estamos lançando hoje um projeto que trará grandes benefícios para Guarulhos, para São Paulo e para o Brasil. O Aeroporto de Guarulhos é o maior aeroporto brasileiro, um dos grandes aeroportos do mundo e nós queremos todos os aeroportos de São Paulo interligados ao sistema metro-ferroviário. Para atender Congonhas estamos fazendo a Linha 17-Ouro e hoje estamos lançando o edital para a linha 13-Jade”, afirmou Alckmin.

A CPTM, responsável pelo projeto, fará a avaliação da documentação apresentada e, posteriormente, publicará a relação das empresas pré-qualificadas para participarem da concorrência.

A Companhia prevê a conclusão do processo licitatório no início do próximo ano, com expectativa de começar as obras civis no primeiro semestre de 2013 e concluí-las no fim de 2014, caso não haja entraves burocráticos ou jurídicos. O vencedor da licitação terá prazo de 18 meses para executar o empreendimento, cujo investimento é da ordem de R$ 900 milhões, sem aquisição de trens.

Com relação à localização, o Estado e a Infraero haviam acordado que a estação seria dentro do aeroporto, na área do estacionamento. Contudo, após a concessão do terminal à iniciativa privada, e empresa concessionária decidiu alterar o local para uma distância de 2 km do terminal de passageiros. “Então, nós solicitamos que seja garantido o transporte integrando os passageiros dos quatro terminais à estação”, informou o governador.

Perfil da Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade ligará o município de São Paulo a Guarulhos. Serão 11 quilômetros, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM, em direção a Guarulhos, com duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos. A demanda prevista é de 120 mil passageiros por dia.

Na estação Engenheiro Goulart, que será totalmente reconstruída, os passageiros da Linha 13-Jade com destino à capital farão transferência para os trens da Linha 12-Safira da CPTM, que segue até o Brás, onde há integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô e as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

A Linha 13-Jade oferecerá acesso mais rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Da CPTM