Governador instala gabinete de segurança e cria Fundo de Desenvolvimento da RM Vale

Anúncios foram feitos durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da região

sex, 24/05/2013 - 17h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 24, a criação do Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a criação do Fundo de Desenvolvimento da região. Os anúncios foram feitos durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RM Vale, em Taubaté.

“Será instalado um grupo de trabalho para a questão da segurança na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Hoje, estão chegando mais oito delegados para a região e estamos ampliando a Atividade Delegada; Taubaté deve ser a próxima cidade, começando já com 50 policiais”, ressaltou Alckmin.

A exemplo do que já existe na Região Metropolitana de Campinas, o Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública será uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Metropolitano para a realização de trabalho de inteligência, visando não só a repressão ao crime, mas também ações educativas para redução dos índices de violência da região.

Já o Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o FundoVale, será um instrumento que dará suporte financeiro ao planejamento integrado e à realização de obras conjuntas para resolver problemas comuns entre o Estado e os 39 municípios que integram a região.

O governador explicou que o Fundo de Desenvolvimento da RMVale é o instrumento que garante os recursos financeiros necessários para a realização de ações e obras fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da região.

“Agora vai ser definido o valor que cada prefeitura e o Governo do Estado vão colocar de recursos e, depois, a decisão de projetos de interesse coletivo da região”, concluiu Alckmin.

Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano
(11) 3775-6228