Governador inaugura obras de saneamento em Dobrada

Município irá tratar 100% do esgoto coletado

seg, 03/06/2013 - 15h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, inaugurou nesta segunda-feira, 3, o sistema de esgotamento sanitário de Dobrada, dentro do programa Água Limpa. O Governo do Estado investiu R$ 2,2 milhões na construção do sistema de tratamento de esgoto por meio de lagoas de estabilização, impermeabilização das lagoas, estação elevatória e 5.500 metros de emissários.

“Nós estamos entregando, hoje, o serviço de esgoto aqui em Dobrada. Apoiamos a prefeitura na conclusão das obras, que possibilitarão ao município coletar e tratar 100% do esgoto”, afirmou Alckmin. O novo sistema de esgotamento sanitário irá atender toda a população urbana do município.

As obras também ajudarão na revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Tietê, já que o ribeirão Dobrada deixará de receber aproximadamente 13 toneladas/mês do esgoto doméstico que era lançado “in natura”.

Esse tipo de ação em saneamento traz melhoria da qualidade de vida da população e benefícios diretos à saúde, como a redução de um terço na taxa de mortalidade infantil por diarreia, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Programa Água Limpa

O programa foi criado em 2005 por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335