Governador inaugura ampliação do Fórum de Bragança Paulista

Espaço irá abrigar oito varas e terá áreas destinadas à Defensoria Pública, MP e OAB

qui, 15/05/2014 - 19h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 15, a ampliação e reforma do Fórum de Bragança Paulista. O novo espaço visa agilizar os serviços e garantir o acesso ao Poder Judiciário.

“Estamos entregando o novo prédio do Fórum, que triplicou de tamanho e vai possibilitar oito varas aqui na comarca de Bragança Paulista, o que é muito importante”, ressaltou Alckmin.

A obra teve investimento total de R$ 3.356.457,51, sendo 80% a contrapartida do Estado e o restante do município. A área total de ampliação corresponde a 1.585,17 m². A expectativa do Governo do Estado de São Paulo é que as melhorias no Fórum de Bragança Paulista tragam benefícios para toda a região.

A ampliação e reforma do Fórum permite abrigar até oito varas e conta com áreas destinadas à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil.

Balanço

Desde 2011, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entregou 11 obras de construção e reforma de Fóruns, duas delas no ano passado. Foram beneficiadas as cidades de Agudos, Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Itanhaém, Itapira, São José dos Campos, Suzano, Tatuí, Tupã e Campinas.

Em breve, serão inaugurados os Fóruns das cidades de Avaré, Bastos, Pacaembu, São Carlos, Mongaguá e José Bonifácio, além de Teodoro Sampaio e São João da Boa Vista, que também estão em fase de conclusão.

Acessibilidade

As obras de acessibilidade receberam tratamento prioritário na atual gestão. Somam-se, no total de obras entregues, 59 obras de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Só no ano de 2013, mais de 25% do orçamento (cerca de R$ 13 milhões) foi investido nesse tipo de obra.

No final desses quatros anos (2011-2014), pretende-se entregar 68 obras de acessibilidade. Mantido este ritmo, a Secretaria da Justiça estima que até o ano de 2018 todas as instalações forenses de São Paulo estejam de acordo com as diretrizes de acessibilidade.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291-2613