Governador Geraldo Alckmin nomeia novo reitor da USP

Escolha dos professores Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan como reitor e vice-reitor se deu a partir da lista tríplice definida em eleição interna da Universidade

qui, 26/12/2013 - 18h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta quinta-feira, 26, os professores Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan como reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP). A escolha se deu a partir da lista tríplice definida em eleição interna da USP, realizada no dia 19 de dezembro.

Marco Antonio Zago é médico e atua, desde 1990, como professor titular de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP), onde também obteve os títulos de mestre e doutor. Foi presidente do CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2007-2010) e pró-reitor de Pesquisa da USP.

O engenheiro Vahan Agopyan é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, atuou como pró-reitor de Pós-Graduação da USP e foi membro do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Alckmin ressaltou o bom currículo dos candidatos das três chapas e salientou que a escolha reflete o desejo majoritário do colégio eleitoral da Universidade. “Desejo a ele um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso Estado.”

O novo reitor destacou que um dos principais objetivos à frente do cargo será aproximar a Universidade da sociedade. “A escolha do governador e o apoio maciço da Universidade nos trazem uma grande responsabilidade. Vamos trabalhar para que a USP tenha uma resposta mais vigorosa diante dos seus compromissos com a sociedade.”