Governador Geraldo Alckmin entrega reforma da Casa da Agricultura de São Carlos

Governo do Estado investiu R$ 522 mil no local, que também abriga a Inspetoria de Defesa Agropecuária e a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN)

sáb, 13/04/2013 - 21h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 13, a reforma da Casa da Agricultura de São Carlos, acompanhado pela secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi. O local, onde também funcionam a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) e a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, passou por reformas de novembro de 2012 a março deste ano.

“Somos o maior produtor do mundo de açúcar e álcool, de suco de laranja, o maior exportador do mundo de carne bovina, o maior produtor brasileiro de ovos, de borracha, de flores, de frutas e máquinas agrícolas. É impressionante a força do agronegócio de São Paulo”, destacou Alckmin.

Foram investidos cerca de R$ 522 mil em obras como revisão da estrutura (com substituição de peças danificadas), limpeza da caixa d’água, troca de calhas, aplicação de azulejos e pisos – atendendo-se às recomendações da NBR-9050, que trata da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, limpeza e preparo da superfície de assentamento, lastro de brita, concreto, alvenaria, parte hidráulica, instalações elétricas, de telefonia e portas, além de pintura.

A IDA faz parte de um dos 40 Escritórios de Defesa Agropecuária do Estado (EDAs), de abrangência regional, subordinados à Coordenadoria de Defesa paulista (CDA). São ligados a ela os municípios de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado, Boa Esperança do Sul e Trabiju.

“Aqui, nossos técnicos da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnico-Integral) podem fazer todo trabalho junto aos nossos pequenos e médios agricultores para que consigam suas declarações, os financiamentos do Feap (Fundo de Expansão da Agropecuária e Pesca do Estado de São Paulo), a fim de que possam agregar valor à sua produção, conseguir mais renda e mais emprego”, Mônika Bergamaschi.

A Casa de Agricultura é voltada para o atendimento de produtores de São Carlos e é ligada ao Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (EDR/Cati) de Araraquara, que engloba outros 15 municípios. Os órgãos executam uma série de ações voltadas ao setor agrícola, lidando diretamente com o produtor rural e outros públicos relacionados a ele. O imóvel está situado à Bernardino Fernandes Nunes, 555, Cidade Jardim.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento