Governador Geraldo Alckmin entrega mais dois novos trens para a CPTM

As composições atenderão às linhas 7-Rubi e 11-Coral

sex, 14/07/2017 - 15h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou mais dois trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta sexta-feira (14). O trem da série 9.500, fabricado pela Hyundai Rotem, prestará serviços na linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), e o trem da série 8.500, produzido pela CAF, tem como destino a linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases). O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, participaram do evento.

“Estamos entregando o 15º e o 16º novos trens da CPTM. São os trens mais modernos do mundo, com ar-condicionado, câmeras de vídeo, motorização maior e vagão contínuo. Serão mais 22 novos trens até o final do ano. Com isso, estamos substituindo as composições da década de 1950, muito antiquadas, e também aumentando o número de trens, para oferecer mais horários e oferecer mais conforto aos usuários”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Os dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM, sendo 35 encomendadas à empresa espanhola CAF e 30, à Hyundai Rotem. Atualmente, das 14 composições já entregues, três operam no Expresso Leste, na linha 11-Coral e 11 na linha 7-Rubi.

Com esses novos trens, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todos os trechos, de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é que todas as linhas contem com composições modernas e equipadas com ar-condicionado a fim de proporcionar mais conforto aos passageiros.

A linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, ao longo de 60,5 quilômetros de extensão e transporta, em média, 425 mil pessoas por dia útil.

A linha 11-Coral tem 50,8 km de extensão. Desse total, 24,2 km estão na capital e compreende o trecho de Luz a Guaianases, o chamado Expresso Leste. Somente nesse trecho, circulam, em média, 478 mil usuários diariamente. A linha segue até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, e transporta, ao todo, 682 mil passageiros por dia, o que faz dela a mais movimentada da CPTM.

Novos trens – Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

 Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétrico, mecânico e de sinalização.