Governador Geraldo Alckmin anuncia esgoto 100% tratado para Ibitinga

Obras fazem parte do Programa Água Limpa. Investimentos ultrapassam R$ 29 milhões

sáb, 13/04/2013 - 16h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e do diretor superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr, assinou neste sábado, 13, convênio para construção de Sistema de Esgotamento Sanitário de Ibitinga, dentro do programa Água Limpa. Com essas ações o índice de tratamento do esgoto coletado na área urbana do município passa de 0% a 100%.

“A cidade de Ibitinga, infelizmente, não trata esgoto, e vai passar a ser uma cidade 300%. Poucas cidades são 300%: 100% de água tratada, abriu a torneira pode beber água, 100% de esgoto coletado e vai ter 100% de esgoto tratado. Nós vamos, o Estado de SP, universalizar o saneamento básico no interior de SP, até 2014, ano que vem, nos municípios operados pela Sabesp, que é responsabilidade do Estado. E estamos ajudando as prefeituras que têm serviço próprio para poder também universalizar”, ressaltou Alckmin.

O investimento de R$ 29,8 milhões prevê a construção de Estação de Tratamento de Esgoto, Emissário de Esgoto, duas Estações Elevatórias de Esgoto, Linha de Recalque e Coletor Tronco.

Aproximadamente 94 toneladas/mês de carga orgânica “in natura” deixarão de ser lançadas no Ribeirão Jacaré Guaçu, ajudando assim na revitalização da Bacia Hidrográfica Tietê/Jacaré.

Programa Água Limpa

Foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios pequenos, não atendidos pela SABESP.

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH)