Governador entrega mais 104 leitos para tratamento de dependentes químicos

Governo do Estado vai investir R$ 1,45 milhão por ano em vagas para tratamento de adultos em instituição de Espírito Santo do Pinhal

qui, 10/01/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente nesta quinta-feira, 10 de janeiro, 104 leitos exclusivos para tratamento gratuito de dependentes em álcool e drogas. As vagas serão disponibilizadas no Instituto Bezerra de Menezes, em Espírito Santo do Pinhal, interior paulista, e serão custeadas integralmente pelo Governo do Estado. O investimento será de R$ 1,45 milhão anual.

Agora, o Estado de São Paulo passa a contar com 691 leitos específicos, em clínicas próprias ou serviços contratados, para dependentes químicos. No último ano, a rede estadual de vagas de internação especializada em dependência química cresceu 43%. Até o final de 2014, o Estado deverá contar com um total de 1,3 mil leitos em novos serviços a serem implantados pela Secretaria. “O tratamento da saúde mental é como outras especialidades médicas. Há casos em que basta atendimento ambulatorial, há casos mais graves que demandam internação ou em comunidade terapêutica ou em hospitais”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Dos novos leitos em Espírito Santo do Pinhal, 12 são destinados ao público feminino e os outros 92 para dependentes químicos do sexo masculino. “Vamos rapidamente ultrapassar mil leitos só para dependentes químicos, de forma gratuita”, ressaltou o governador.

Os pacientes são atendidos em grupos semanais por equipes multiprofissionais, compostas por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira e psiquiatra. Também são realizados grupos operativos, psicoeducacional e de atendimento familiar.

Além de tratamento medicamentoso, os internos também participam de atividades físicas diárias, como musculação, aeróbica, alongamento, aulas práticas na quadra de esportes, além da realização de festivais esportivos.

Nas oficinas terapêuticas, os pacientes podem desenvolver atividades conforme suas compreensões e habilidades, como trabalho em madeira ou materiais recicláveis, mosaico, pintura, cordas, crochê, costura, bordado e pinturas em tecidos.

O Instituto mantém vínculo com os Caps-Ad (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) da região, onde realizarão acompanhamento ambulatorial previamente agendado após a alta.

“A ampliação da rede de assistência aos dependentes químicos é fundamental para garantir assistência especializada e multiprofissional a esses pacientes, proporcionando as condições necessárias para sua recuperação e reinserção social”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

Em julho de 2012, foram entregues 95 novos leitos para dependentes químicos no município de Itapira, 15 dos quais específicos para gestantes. Em abril do mesmo ano, a Secretaria entregou 10 leitos específicos para grávidas dependentes de drogas no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo.

Da Secretaria da Saúde