Governador entrega helicóptero para a Polícia Militar em São José dos Campos

Novo Águia será destinado exclusivamente a transportes aeromédicos e atendimento de vítimas

sex, 27/03/2015 - 17h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, entregaram nesta sexta-feira, 27, um novo helicóptero Águia para a Polícia Militar da região de São José dos Campos.

“A primeira causa de morte entre os jovens é por acidente, e a eficácia da assistência faz toda a diferença para salvar vidas. Este é um helicóptero totalmente adaptado para o resgate de pessoas, com recursos para atendimento de emergência, além de ser o mais moderno da categoria”, disse Alckmin. A Região Metropolitana de São José dos Campos contará agora com duas aeronaves, uma somente para a segurança e a outra somente para o atendimento de saúde.

A aeronave modelo Esquilo será utilizada em resgates aeromédicos pela Base de Radiopatrulha Aérea (BRPae) da região e a compra é resultado de um investimento de R$ 10.267.920,08 feito pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Este é o segundo helicóptero que a PM recebe nesta semana. Na quarta-feira, 25, o Governo do Estado entregou uma aeronave para a base área de Campinas.

O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), o Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar passam a contar com 23 helicópteros para agir em situações de resgate. “Mais do que um helicóptero, este é um investimento em saúde, em vidas”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. “O novo Águia irá beneficiar as 39 cidades da região”, frisou.

A base aérea da região de São José dos Campos foi criada em 2004 e, até então, contava com um Águia, que servia, exclusivamente, a ocorrências policiais e a salvamentos. A aeronave, portanto, não incluía resgates aeromédicos realizados pelos PMs em conjunto com médicos do Grupo de Atenção às Urgências e Emergências (Grau), da Secretaria da Saúde. Com esta aquisição, será possível dar maior assistência à população em situações de risco.

O Águia atenderá uma população de mais de 2,5 milhões de pessoas que habitam as 39 cidades da região de São José dos Campos. O atendimento do helicóptero começa às 7 horas e se encerra ao pôr-do-sol, conforme as condições de voo. As pessoas resgatadas poderão ser levadas a sete hospitais diferentes em toda a região.

Base São José dos Campos

A BRPAe de São José dos Campos existe desde 2004 e já realizou cerca de 4.100 horas de voo. Ou seja, equivalente a 171 dias inteiros. A maior parte das ocorrências atendidas foram casos policiais, como apoio a patrulhamento, busca e acompanhamento. Com auxílio do Águia da região, a Polícia Militar já prendeu 576 criminosos e resgatou 172 pessoas.

Os policiais da base de São José já participaram de mais de 7.800 missões, com destaque para o salvamento e resgate durante as enchentes em Cunha e São Luiz do Paraitinga, em 2010.

Indicadores criminais

Durante o evento, o governador apresentou os indicadores criminais da cidade de São José dos Campos, onde dez tipos de crimes diminuíram em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o primeiro bimestre do ano passado.

Os dados apontam que houve redução no número de estupros (-41%), roubos em geral (-9%), roubos de carga (-50%), roubos de veículo (-8%), furtos em geral (-15%), homicídio culposo (-26%), lesão corporal culposa (-20%), lesão corporal dolosa (-35%), tentativa de homicídio (-72%) e nenhum roubo a banco e nem latrocínio. “Faltam dois índices que queremos reduzir, que é o furto de veículo, que teve aumento de 1% – praticamente estabilizou, e os homicídios dolosos, que muitas vezes são crimes passionais, que acontecem dentro de casa e não dependem da polícia. Já o latrocínio, que é matar para roubar, esse zerou”, disse o governador.

Mais informações:
Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685 / 6963