Governador entrega carreta do programa Mulheres de Peito em Diadema

Veículo ficará na cidade a partir desta quarta-feira, 5 de fevereiro; até março, Santo André também irá receber unidade equipada com mamógrafo e ultrassom

qua, 05/02/2014 - 15h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a ampliação ao acesso para realização de exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, a Secretaria da Saúde irá utilizar quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado para percorrer os municípios paulistas, incluindo locais distantes onde o exame não é oferecido, para a realização gratuita do procedimento.

Após a capital, que ficará com a primeira carreta do programa até o dia 28 de fevereiro, Diadema, no Grande ABC, ganha nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o segundo veículo do programa estadual Mulheres de Peito, que deve permanecer na cidade por 30 dias. Além disso, até março, outra carreta deverá chegar a Santo André.

“Na primeira carreta, instalada em São Paulo, em pouco mais de um mês de trabalho, nós realizamos 1.200 exames e 19 casos foram encaminhados para ultrassom e biópsia. A detecção rápida de qualquer tipo de câncer faz com que a doença tenha um prognóstico muito bom, podendo salvar muitas vidas”, afirmou o governador.

Com o novo programa estadual Mulheres de Peito, o Governo do Estado quer incentivar as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. A iniciativa tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do Governo do Estado será de R$ 14 milhões.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não haverá necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliário e sanitários.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

No interior das carretas, as mulheres poderão fazer exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos a distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

Da Secretaria da Saúde