Governador entrega 320 moradias do Residencial Parque dos Sonhos em Cubatão

Moradias foram entregues para famílias de áreas de risco e proteção ambiental da Serra do Mar; conjunto habitacional terá no total 1.154 unidades habitacionais

qua, 28/08/2013 - 20h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 28, em Cubatão, mais uma fase do Residencial Parque dos Sonhos. Foram entregues 320 moradias edificadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), por meio do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

“A gente fica muito feliz de colocar uma pá, uma ferramenta que une os esforços, para poder realizar esse sonho aqui no Parque dos Sonhos”, disse o governador do Estado de São Paulo.

As famílias beneficiadas são originárias de áreas de risco de proteção ambiental do Parque da Serra do Mar. Os imóveis são casas sobrepostas, sobrados com dois e três dormitórios e também sobrados de três dormitórios com espaço na frente para comércio. Com área construída entre 45,10 m² e 78,91 m², as unidades têm sala, cozinha e banheiro e contam com aquecimento solar, piso cerâmico em toda a unidade, azulejos na parede hidráulica da cozinha e em todo o banheiro e pé direito de 2,5 m. A CDHU investiu R$ 49,6 milhões na construção dessas moradias.

Essa é a sexta fase da comercialização de todo o conjunto Parque dos Sonhos, que terá no total, 1.154 unidades, das quais 778 já foram entregues. O projeto do conjunto prevê casas, apartamentos e sobrados, área de lazer com quadra poliesportiva, campo gramado e pista de skate, tratamento paisagístico, pavimentação com bloquetes, guarita e estacionamento.

O Programa Serra do Mar

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar.

A ação prevê o atendimento de 7.800 famílias moradoras de áreas irregulares do Parque. Esse número ainda não contempla o Núcleo de Pilões, que inicialmente não estava previsto no Programa e cujo atendimento está sendo definido e dimensionado.

Dos núcleos já cadastrados, 5.800 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Cerca de 4 mil famílias já foram transferidas. Destas, 3.079 receberam novas moradias da CDHU em Cubatão, 464 em outros municípios da Baixada Santista e 22 optaram por cartas de crédito. Outras 430 recebem mensalmente auxílio-moradia de R$ 400 e vão morar nos conjuntos da Companhia.

Além de novas moradias, a CDHU está urbanizando áreas já consolidadas da Serra do Mar. Cerca de 2 mil famílias que ficarão nos núcleos receberão redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e a instalação de equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, de segurança, além de outros serviços como iluminação, telefone e coleta de lixo. Além disso, todos os moradores terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Secretaria da Habitação / CDHU
Assessoria de Imprensa
(11) 2505-2035
imprensa@cdhu.sp.gov.br