Governador em exercício inspeciona obras da futura estação Eucaliptos do Metrô

Em expansão, a Linha 5-Lilás terá mais dez estações entre Capão Redondo e Chácara Klabin

qui, 13/11/2014 - 15h22 | Do Portal do Governo

O governador em exercício Samuel Moreira inspecionou nesta quinta-feira, 13, o canteiro de obras da estação Eucaliptos, uma das futuras paradas dos trens da Linha 5-Lilás entre o Capão Redondo e a região da Chácara Klabin. Essa linha, que opera atualmente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, está em expansão em 11 quilômetros e contará com mais dez estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).

A estação Eucaliptos, localizada próxima do eixo da Avenida Ibirapuera, entre as avenidas Cotovia e Rua Professor Levy de Azevedo Sodré, está com 30% da obra civil bruta concluída. São 9.325m2 de área em construção no método conhecido como Vala a Céu Aberto (VCA). Parte da obra está sendo realizada a cerca de 30 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de dez andares.

Um dos principais serviços em andamento nessa obra é a fixação das vigas do mezanino inferior, área de circulação de usuários quando a estação estiver concluída. De um total de 12 vigas, cada uma delas com 250 toneladas, 60% já foram implantadas.

Eucaliptos estará entre as mais modernas estações do sistema metroviário da cidade de São Paulo. Além do sistema de portas de plataforma, contará com cinco elevadores, 13 escadas rolantes e câmeras de vigilância eletrônica, entre outros recursos. A previsão de demanda é de quase 18 mil usuários por dia útil. Os usuários contarão com dois acessos para circularem pela estação: um na Avenida Cotovia e outro na Avenida dos Imarés.

A conclusão do trecho Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin deve impulsionar o desenvolvimento das regiões ao longo da Linha 5, permitindo o acesso dos moradores de toda a cidade aos serviços ali oferecidos, nos centros empresariais localizados no Largo Treze, Av. Santo Amaro, Av. Vereador José Diniz, Av. Roque Petroni Júnior, Av. Morumbi, Marginal Pinheiros e nos centros comerciais de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana.

A operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares como a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital do Rim e Hipertensão, Hospital São Paulo, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar e Escola São Francisco, que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.

Essa expansão proporcionará maior conforto e menor tempo de viagem aos usuários. Como exemplo, as viagens entre as estações Capão Redondo e Brigadeiro (Linha 2-Verde), no eixo da Avenida Paulista, serão realizadas com um ganho de tempo de aproximadamente 30 minutos. Esses cálculos consideram viagens realizadas atualmente pelo sistema sobre trilhos e/ou sobre pneus. A previsão é que, concluída esta fase de expansão da linha, a demanda diária salte da atual média de 300 mil passageiros por dia para cerca de 781 mil passageiros por dia.

Metrô
(11) 3291-9803