Governador e primeira-dama inauguram Polo da Escola de Moda na zona sul da capital

Geraldo Alckmin acompanhou a primeira-dama, Lu Alckmin, em uma das entidades assistenciais para conhecer o novo centro de formação em corte e costura

ter, 09/10/2012 - 17h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, inauguraram nesta terça-feira, 9, em Parelheiros, na zona sul da capital, o 16º Polo Regional da Escola de Moda. A entidade assistencial que recebe o projeto é a Associação Comunitária Habitacional Vargem Grande – Achave.

Segundo o governador, esse é um programa importante e há carência no setor. “Todo mundo precisa se vestir. Há falta de mão-de-obra, de piloteiras, costureiras, bordadeiras, modelistas. O programa que o Fundo Social está fazendo permite que as pessoas façam o curso, recebam capacitação. Algumas montam cooperativas entre elas, outras trabalham em casa, outras conseguem um bom emprego, enfim, há uma grande demanda na indústria da tecelagem, indústria da moda, que gera muito emprego no Estado de São Paulo”, ressaltou Alckmin.

Para a realização do projeto, o Fundo Social de Solidariedade doa para as entidades assistenciais um Kit Costura, composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte e mais um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar.

Cada Polo deve se responsabilizar, entre outras atribuições, pela contratação dos instrutores, disponibilização e custeio do espaço e manutenção do maquinário. Até o final do semestre, serão 28 Polos Regionais da Escola de Moda na capital, nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

Os Polos Regionais da Escola de Moda também estão presentes em 28 municípios do interior do Estado, todos inaugurados no primeiro semestre de 2012. Até o momento, já se formaram 1.429 pessoas nos Polos da capital e do interior.

Fussesp

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo é presidido pela primeira-dama, Lu Alckmin, e tem por objetivo desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida da população carente do Estado de São Paulo, com atuação na capital, por meio das 2.500 entidades cadastradas e, no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.

Do Fussesp