Governador debate meios para implementação de políticas públicas para áreas periféricas

Tarcísio de Freitas recebeu representantes da Central Única das Favelas (CUFA)

qui, 09/02/2023 - 21h06 | Do Portal do Governo

O governador Tarcísio de Freitas recebeu, nesta quinta-feira (9), representantes da Central Única das Favelas (CUFA) para tratar da implementação de políticas públicas e ações do Governo em comunidades. Estiveram presentes o presidente da CUFA, Pretto Zezé; o fundador da entidade, Celso Athayde; o presidente da CUFA-SP, Marcivan Barreto; e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes.

Tarcísio de Freitas destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a CUFA para entender melhor as demandas dessas áreas e, assim, oferecer melhores serviços públicos e oportunidades de desenvolvimento econômico e social às comunidades.

“Temos que abordar a questão das favelas de um jeito diferente do que já foi feito. E vocês, da CUFA, podem nos ajudar, porque conhecem a realidade desses espaços. Dessa maneira, poderemos construir projetos de impacto, com o braço do Estado, e que vão fazer a diferença para essa população. O Governo de São Paulo é parceiro e estamos prontos para fazer a diferença”, afirmou.

Para ampliar essa troca de experiência, o governador Tarcísio de Freitas delegou ao secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, a função de criar um canal direto de relacionamento com a CUFA. O objetivo é ampliar o diálogo entre o Governo do Estado e as comunidades, por meio da central única das favelas. Outra medida debatida no encontro foi a criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de programas e políticas de inclusão social, educação, tecnologia e formação profissional sintonizadas com as novas demandas do mundo globalizado.

Para Celso Athayde, a interação com o governo estadual poderá trazer impactos positivos. “A favela não é um espaço de carência, é um espaço de potência. Há muitas oportunidades e esse diálogo pode se traduzir em uma vida melhor para quem mora nelas”, disse.

O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante Reunião com o Senhor Ricardo Nunes, Prefeito Municipal de São Paulo e Representantes CUFA – Central Única das Favelas / Foto: Isadora de Leão Moreira /Governo do Estado de SP

Preto Zezé destacou que o objetivo da CUFA é somar forças com o Governo. “O que fazemos pode inspirar o estado, assim como no caso do Museu das Favelas, que sugerimos ao governo. Apresentamos a proposta, o estado elaborou um edital e hoje a sociedade conta com esse espaço de integração e valorização das potencias das favelas no centro da cidade de São Paulo.”

Reconhecendo a importância do Museu das Favelas, Tarcísio de Freitas afirmou que o equipamento seguirá na região dos Campos Elíseos e destacou que pretende ampliar o rol de políticas públicas na área central para enfrentar de maneira multidisciplinar os deságios sociais, como a questão do atendimento aos usuários de drogas. O governador também sinalizou que pretende visitar a Praça da Cidadania de Heliópolis, onde a CUFA também realiza ações de sociais e assistenciais, e fazer da Praça da Cidadania de Paraisópolis uma experiência a ser ampliada e visitada.

O Estado também realiza obras na região e uma delas é o Parque da Cidadania de Heliópolis, iniciativa do Fundo Social São Paulo (FUSSP), em conjunto com secretarias do Governo do Estado. Outro projeto é a implementação da Fábrica de Cultura em Heliópolis. A projeção é que 310 cursos sejam oferecidos no espaço, com 4.185 vagas e 1.000 atividades de difusão. Ao todo, 200 mil pessoas atendidas.

O objetivo é que esses equipamentos se somem a outros já existentes na região, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e ações sociais em prol das comunidades.

Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; a secretária de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; a secretária de Esportes, Coronel PM Helena Reis; e o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.