Governador dá posse a 103 peritos criminais da Polícia Técnico-Científica

Peritos passarão por curso de formação e, após a formatura, passam a exercer a função de perito de 3ª classe

seg, 21/10/2013 - 18h36 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta segunda-feira, 21, a 103 novos peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). Os futuros peritos agora passarão por curso de formação e, após a formatura, passam a exercer a função de perito de 3ª classe em uma unidade da Polícia Científica, escolhida de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.

“É mais um passo importante para fortalecer a polícia de São Paulo. 103 peritos tomam posse em um concurso com 17 mil candidatos para 103 vagas. Vamos passar de 1.100 para 1.704 peritos criminais, um aumento de 64% na Policia Técnico-Científica, essencial para a investigação, justiça e, consequentemente, para a segurança pública do Estado”, ressaltou Alckmin.

Ao longo do curso de formação, os 103 alunos – 63 homens e 40 mulheres – passarão por 420 disciplinas e 168 palestras, entre elas, levantamentos técnico-periciais, medicina legal, papiloscopia policial, criminologia, física e química forenses, periciais especiais e direitos humanos.

Após formados, os peritos vão supervisionar, coordenar, orientar e executar periciais criminais. A atividade do perito criminal de produção de laudos de cenas de crimes fornece elementos que ajudam a esclarecer investigações da Polícia Civil.

Mais cargos para a Polícia Técnico-Científica

O governador sancionou em julho a lei que criou 1.853 cargos para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de aproximadamente 64% do efetivo.

Além dos 103 peritos empossados hoje e de 74 médicos legistas que estão em curso na academia, serão selecionados outros 200 médicos legistas, 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe.

Estão previstos também 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnicos de laboratório.

A criação dos novos cargos faz parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.

Ainda estão em andamento processos seletivos para os cargos de auxiliar de necropsia (16) e atendente de necrotério (22).

A Polícia Técnico-Científica

Em fevereiro deste ano, a Polícia Técnico-Científica completou 15 anos desde que se tornou uma Superintendência. A instituição é considerada a maior polícia técnica do país, sendo até mesmo referência na América Latina na produção de provas técnicas e periciais, através da análise de vestígios das cenas de crimes.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6963 / 6685