Governador autoriza parceria entre Saúde e USP para ampliar atendimento ao adolescente

Medida irá triplicar atendimento na Casa do Adolescente de Pinheiros e transformará a unidade em pólo internacional de capacitação em Saúde do Adolescente

sex, 04/01/2013 - 16h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou, na manhã desta sexta-feira, 4, a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para ampliação do atendimento na Casa do Adolescente de Pinheiros, primeira unidade implantada no Estado voltada à saúde integral da população entre 10 e 20 anos

Por meio de termo de cooperação técnica entre as duas instituições, a Casa do Adolescente passará a ter a capacidade triplicada, podendo fazer até 11 mil atendimentos mensais, contra 4,4 mil atualmente.

“A universidade tem que estar onde o povo está. Então, ao trazer a universidade para próximo da população, para dentro da casa do adolescente, para o contato com os jovens, ambos ganham, ganha o serviço de saúde e ganha a universidade com esse trabalho”, disse o governador, durante evento realizado na Casa do Adolescente de Heliópolis. Na ocasião, Alckmin também anunciou queda de 26,5% no índice de gravidez na adolescência, o menor índice registrado durante os últimos 13 anos no Estado de São Paulo.

A parceria com a FMUSP também fará da Casa do Adolescente de Pinheiros um centro de docência especial voltado à capacitação e à especialização em saúde pública na adolescência. Alunos, estagiários, residentes e pós-graduandos da FMUSP nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia poderão participar de estudos promovidos no serviço, sobretudo, para prevenções da segunda gravidez e do HPV.

Segundo Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, a Casa promoverá intercâmbio de conhecimento sobre políticas públicas de saúde com outros países, a exemplo da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia e Angola. “Será um verdadeiro polo de capacitação em saúde do adolescente para a América Latina e países de língua portuguesa”, afirma Albertina.

Além disso, a Casa do Adolescente passará a oferecer acesso a dois exames femininos: colposcopia (que analisa a vulva, a vagina e o colo uterino) e a captura híbrida (que realiza pesquisa de DNA de vírus).

Esses dois exames serão úteis também no levantamento de dados para realização de pesquisas científicas nas áreas de ginecologia e saúde do adolescente, sobretudo com relação ao HPV.

“A Casa do Adolescente participará, inclusive, de pesquisas sobre a incidência do HPV e o uso de vacina contra o papilomavírus humano”, explica Albertina.
Inaugurada em 1991, a Casa do Adolescente serviu como uma espécie de laboratório de novas políticas de saúde para jovens. Com diversos prêmios internacionais, a Casa oferece atendimento multidisciplinar, por meio de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores. Há também realizações de oficinas, bate-papos e terapias em grupo, para que os jovens exponham seus sentimentos, recebendo orientação especializada.

A Casa mantém ainda o “Disque Adolescente”, um canal de comunicação para que jovens tirem suas dúvidas sobre sexo seguro, anticoncepcionais, relacionamentos afetivos, entre outros assuntos. Por meio do telefone (11) 3819-2022, uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais presta orientações de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

Da Secretaria da Saúde