Governador assina parcerias com associações de segurança privada para combater a criminalidade

Câmeras privadas que já estão instaladas em espaços públicos terão as suas imagens compartilhadas com as polícias

seg, 19/05/2014 - 15h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 19, parcerias com associações de empresas de segurança privada para receber imagens e informações que contribuam no combate à criminalidade.

“No Detecta, o Governo tem um sistema de monitoramento semelhante ao de Nova Iorque e nós vamos poder integrar as câmeras de vídeo das empresas do setor privado. Isso vai trazer uma contribuição muito importante”, afirmou o governador.

As parcerias permitirão que a Secretaria da Segurança Pública faça convênios para o compartilhamento de imagens de circuitos de vigilância privados, que já estão instalados em áreas públicas, com o sistema de videomonitoramento da SSP, como o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

As imagens serão usadas pelas polícias para realizar flagrantes de crimes e para estabelecer o efetivo policial em cada ocorrência que for atendida – ambos com transmissão em tempo real -, além de ser mais um recurso em investigações, com acesso ao arquivo de imagens para identificar um suspeito em um local onde um crime foi cometido, por exemplo.

O acesso a essas imagens de câmeras privadas ampliará a cobertura da nova etapa do Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal, que está em fase de implantação. Com ele, será possível emitir alarmes automáticos para que o próprio sistema identifique um carro roubado ou um foragido da Justiça, por exemplo.

Esse compartilhamento de imagens já é feito na cidade de Nova Iorque, onde o sistema é utilizado há sete anos e conta com alertas automáticos para 10 mil diferentes padrões de crimes.

As parcerias da Secretaria da Segurança Pública com essas entidades têm o objetivo de tornar mais eficiente o atendimento de ocorrências e o trabalho de patrulhamento e investigação policiais.

“Quanto mais o Governo trabalhar junto com a iniciativa privada, mais vamos ganhar em eficiência, somar recursos e fortalecer a Segurança Pública em São Paulo”, finalizou Alckmin.

Parcerias

Além do compartilhamento de imagens do sistema de monitoramento, os convênios permitirão o uso de informações importantes para o trabalho policial, como fluxo de pessoas e veículos em determinados horários e regiões, problemas de iluminação pública, entre outas.

As parcerias fazem parte do conceito de Segurança Cidadã, em que a sociedade realiza ações integradas com o Poder Público.

As parcerias foram firmadas entre a SSP e cinco associações de empresas de segurança privada e de bares e restaurantes: Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP), Associação das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira das Empresas de Transportes de Valores (ABTV) e Associação Brasileira das Empresas de Vigilância e Segurança (ABREVIS).

A iniciativa faz parte do programa “São Paulo Contra o Crime”, uma série de medidas que foram iniciadas em maio do ano passado e que tem como objetivo a redução dos índices de criminalidade no estado.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685