Governador assina na Rio+20 decreto para criação de parque ecológico em SP

Parque está localizado no município de Capão Bonito, no sudoeste do Estado, e tem 22 mil hectares de matas nativas

ter, 19/06/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 19, o decreto de criação do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENAP), durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. O Parque está localizado no município de Capão Bonito, região sudoeste do Estado, e tem 22 mil hectares de matas nativas.

“Nós hoje assinamos o decreto criando o Parque das Nascentes do Paranapanema, rio que separa São Paulo do Estado do Paraná. Ele tem a maior concentração de macaco muriqui e onça pintada e mais mil e duas nascentes da bacia do Paranapanema. Uma grande conquista para o meio ambiente”, disse Alckmin.

A proposta visa proteger mil nascentes que compõe as cabeceiras do Rio Paranapanema, um dos principais rios do Estado em termos de abastecimento de água e geração de energia. Visa, também, aumentar a proteção de espécies extremamente ameaçadas e endêmicas, dentre estas o cachorro do mato vinagre (Speothosvenaticus); a onça-pintada (Pantheraonca); o mono-carvoeiro (Brachytelesarachnoides); o bagre-cego (Pimelodellakronei); e o veado bororo (Mazama bororo) – a espécie de cervídeo mais ameaçada do Brasil.

Além da preservação da vegetação nativa e das nascentes do rio, a criação do Parque Estadual tem o objetivo de desenvolver o turismo ecológico e cultural na região, valorizando as comunidades locais e gerando alternativas sustentáveis de emprego e renda. Com a implantação do Parque, aumenta significativamente o repasse de recursos de ICMS Ecológico para os municípios envolvidos, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico.